Guarulhos realizou nesta quarta-feira (7) a última edição de 2022 do encontro com os beneficiários da Carteira do Idoso, que reuniu cerca de 500 pessoas no Adamastor Centro para receberem o documento, sanar dúvidas sobre o benefício e aproveitarem uma tarde agradável com muita música, dança e petiscos. A carteira é um documento que permite o acesso gratuito a passagens interestaduais nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário, ou ao menos o desconto de 50% nessas passagens.
“A gente busca o tempo todo informar a população, principalmente nas nossas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), quais são os benefícios que vocês podem solicitar. Que vocês aproveitem muito, viajem muito, divirtam-se e se unam. A vida não deixa de ser boa quando envelhecemos, ela fica ainda melhor”, afirmou o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Fábio Cavalcante, que realizou a entrega simbólica da carteirinha para idosas atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Itapegica, Sítio dos Morros e São João e pela Central do CadÚnico.
De janeiro a novembro de 2022 foram solicitadas em Guarulhos 7.032 Carteiras do idoso, ultrapassando o número de documentos emitidos em todo ano de 2021, que totalizou 3.472. Isso representa um aumento de 102,53% nas emissões da carteira.
Para abrilhantar o encontro as alunas de dança do Centro de Convivência do Idoso (CCI) realizaram apresentações de dança cigana e dança afro, enquanto que os alunos da OSC Brasil Vivo, instituição parceira da municipalidade, fizeram uma apresentação de capoeira.
O benefício
Têm direito ao benefício os idosos acima de 60 anos de idade com renda mensal inferior ou igual a dois salários mínimos. Também é necessário ser inscrito há mais de 90 dias do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), sistema do governo federal que reúne dados das famílias de baixa renda.