Cidades

Prefeitura vai avaliar tecnicamente realização do carnaval em Guarulhos

A Comunicação da Prefeitura de Guarulhos divulgou na manhã desta sexta-feira uma “nota de esclarecimento” em relação à realização do carnaval na cidade, que – diferente de notícias publicadas por parte da mídia – ainda não foi cancelado. O próprio Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), que havia divulgado a informação sem o aval da Prefeitura de Guarulhos, soltou nota fazendo a correção.  

Abaixo a íntegra da nota da Prefeitura:  

A Prefeitura de Guarulhos esclarece que, em decorrência de notícias divulgadas nos últimos dias sobre o cancelamento do carnaval da cidade, uma decisão sobre o tema ainda não foi tomada pela administração municipal.  

Como faltam mais de três meses para os festejos carnavalescos, a Municipalidade entende que diversos fatores em relação ao avanço da epidemia de Covid-19, assim como o grau de imunização da população em virtude da vacinação em massa, deverão ser levados em consideração, mas em um momento mais apropriado.  

O surgimento de novos casos em países da Europa deve sim ser levado em consideração, assim como a memória das milhares de vítimas da doença. Neste momento, estuda-se a exigência do passaporte vacinal para passageiros vindos do exterior e que entram no Brasil, principalmente pelo Aeroporto de Guarulhos, medida que pode conter uma nova onda em nosso país.  

Vale salientar que a atual administração municipal não promove eventos carnavalescos com a utilização de dinheiro público desde 2017, primeiro ano desta gestão. Todas as festividades são bancadas pela iniciativa privada, com autorização do poder público.  

Porém, a Prefeitura não privilegiará interesses financeiros em detrimento de questões sanitárias. A decisão pela realização ou não do carnaval em Guarulhos se dará de forma responsável, levando em consideração critérios técnicos relacionados à saúde pública, no momento mais apropriado, em alguns dias. 

Posso ajudar?