Cidades

Prefeitura esvazia lago na Transguarulhense e transfere peixes para Zoológico

Ação foi necessária devido aos vazamentos na tubulação

A paisagem da avenida Transguarulhense, no Parque Continental, mudou desde domingo, quando o lago existente no local foi esvaziado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A ação foi necessária devido aos frequentes vazamentos da tubulação de esgoto para o curso dágua. Deste modo, a Prefeitura aproveitou para colocar em prática o projeto de ampliação e melhoria da qualidade da água do local.

Os peixes foram transferidos para o Zoológico do município, mas na segunda e terça-feira alguns apareceram mortos no fundo do lago. O trabalho de deslocamento só foi concluído na terça-feira, devido a grande quantidade de peixes que viviam ali. Um total de 90% da água do lago foi retirada com o auxílio de um caminhão pipa e depois reutilizada na irrigação de canteiros e praças públicas.

O instrutor de reciclagem, Antônio Santos, 57 anos, é morador na região há 30 anos e relembra que perdeu as contas de tantos peixes que ele colocou dentro do lago. "Trazia espécies boas, como pacu, carpa, traíra e cascudo", conta.

A tubulação de esgoto será impermeabilizada, haverá troca de solo e revestimento nas laterais e no fundo do lago para evitar o assoreamento e escurecimento da água.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Alexandre Kise, afirma que só manteve o lago na região por causa da mina e do apego que a população tem em relação ao ambiente agradável proporcionado pelos peixes e pelas garças. A Secretaria do Meio Ambiente tem perspectiva de finalizar toda a obra em dois meses.

Posso ajudar?