Cidades

Prefeitura fará entrega simbólica de apartamentos no Lavras

Sem a confirmação da Caixa Econômica Federal, responsável pelo empreendimento Residencial Lavras, a Prefeitura de Guarulhos informou que deve entregar no próximo domingo (22) o conjunto habitacional, localizado no bairro dos Lavreas. O empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida, deve atender famílias da comunidade Hatsuta, do Furp e da Várzea do Tietê, que inclur, moradores da Vila Any, Vila Laurita e Jardim Guaracy.
 
Futuros moradores entraram em contato com o GuarulhosWeb para relatar que já realizaram o pagamento da primeira parcela em 29 de abril, um mês após a assinatura do contrato. No entanto, a Caixa Econômica Federal, responsável pela construção do empreendimento e o recebimento dos valores, explicou ao portal que o pagamento só começa a ser realizado a partir da entrega do apartamento, o que não aconteceu.
 
Uma moradora, que não quis se identificar, contou que moradores da comunidade Hatsuta estão se mobilizando para deixar de pagar as parcelas, uma vez que a Caixa teria ifnormado que a liberação dependeria de uma documentação da prefeitura. Já a Secretaria Municipal de Habitação informa não saber do se trata.
 
“Eu vi a entrega simbólica do “Portal Flora”, na semana passada. No domingo eles vão fazer a mesma coisa, mas não sabemos quando vamos mudar e continuamos pagando sem ter a certeza de quando teremos as chaves”, explicou.
 
O atraso na entrega tem atrapalhado a rotina dos futuros moradores e da população, já que no caso da Vila Any, por exemplo, a obra de uma ponte que liga a cidade de Guarulhos a São Paulo está parada já que depende da saída das casas de uma área desapropriada para ter sequência. 
 
Questionada pelo GuarulhosWeb desde quarta-feira, a Caixa Econômica Federal informou nesta quinta-feira que a entrega do empreendimento não estava liberada ainda. No final da tarde desta sexta-feira, entretanto, encaminhou mensagem para anunciar que o empreendimento está concluído e com autorização da entrega das chaves.
 
Empreendimento “Portal Flora”
 
No dia 11 de maio, em uma cerimônia simbólica, o prefeito, Sebastião Almeida, junto com a ex-ministra das Cidades, Inês Magalhãe,  e representantes da Caixa Econômica Federal, realizaram a entrega das chaves do empreendimento “Portal Flora”, no Bonsucesso. Porém até esta sexta-feira (20) nenhum morador realizou a mudança prevista para 18 de maio.
 
Segundo o prefeito, o conjunto habitacional foi entregue sem a ligação de água e luz, o que seria providenciado pela prefeitura em sete dias. Após o pedido, os moradores seriam convocados para assinatura de entrega das chaves de verdade e agendariam as mudanças.
 
Uma beneficiada, que não quis se identificar, contou que foi até a Secretaria de Habitação na manhã desta sexta-feira (20) e saiu do local sem receber uma previsão de mudança. Segundo uma funcionária do local, a mudança começará a ser marcada após a eleição do sindico. “Cada dia é uma desculpa nova para continuar nos enrolando”, comentou.