Próximo à temporada de chuvas, a Secretaria de Obras, abriu licitação para contratação de empresa especializada para execução de obras de retenção de cheias (reservatórios, piscinão) no córrego Jacinto, na Vila Galvão, e no Iguaçu-Tietê, na Cidade Soberana.
Os projetos, cujos investimentos são de R$ 339 milhões, já foram aprovados pelo Ministério das Cidades e contam com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os projetos também fazem parte do Plano Diretor de Drenagem de Guarulhos. No entanto, a Prefeitura não informou a previsão para o início das obras nesses locais e o prazo previsto para conclusão.
De acordo com a pasta, no córrego Jacinto, será feita a construção de reservatório de controle de cheias, que terá impacto direto na avenida Francisco Conde, mais conhecida como Vinte Metros, ao custo de R$ 22 milhões.
As intervenções do Iguaçu-Tietê, orçadas em 20 milhões, acontecem ao longo da rua Minas Gerais. O objetivo é eliminar de vez os problemas de enchente na região e atender a uma demanda antiga dos moradores. As obras serão financiadas com recursos do Orçamento Geral da União (OGU). As licitações já estão em andamento e as intervenções deverão ser iniciadas ainda neste ano.
Também estão previstas obras de drenagem, nos córregos dos Japoneses e dos Cubas (região central da cidade) e a dos córregos Moinho Velho e Cocho Velho (Vila Any/Jardim Jacy). Todas terão reservatórios de retenção – piscinões.