Cidades

Prefeitura forma 260 alunos em cursos de qualificação profissional

Foto: Nicolas Ornellas

Duzentos e sessenta alunos do Centro de Treinamento e Mão de Obra (CTMO) receberam na noite desta quinta-feira (9) seus certificados pela conclusão dos cursos de qualificação profissional disponibilizados pela Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria do Trabalho, em cerimônia realizada no Teatro Adamastor.

Essas foram algumas das primeiras turmas presenciais formadas após a pandemia. “Ver esse teatro cheio de pessoas orgulhosas e comprometidas com o objetivo que se propuseram é realmente lindo. Isso aqui também faz parte da retomada da nossa cidade, com a geração de qualificação profissional, empregos e empreendedorismo que essa formação representa. Esses alunos são vencedores e estaremos aqui sempre para auxiliá-los no que precisarem”, afirmou o secretário do Trabalho, Toninho Magalhães.

Os alunos se formaram nos cursos de cuidador de idosos, manicure e pedicure, cabeleireiro, estética corporal e facial, boas práticas de fabricação de indústria farmacêutica e cosmética, mecânico de manutenção de ar condicionado, marketing e vendas, operador de serigrafia, manutenção do smartphone e tablet, barman, porteiro, maquiagem e designer de sobrancelha, auxiliar de cozinheiro e revestidor de pisos e azulejos.

A noite contou ainda com diversas homenagens dos alunos aos professores e apresentações culturais organizadas pelos próprios alunos. Além disso, houve também o lançamento da Dabraque Company, marca de roupas do aluno Welton Leite Costa. Emocionado, Costa contou que lançar uma marca era seu sonho há dois anos, quando começou a ter contato com o mundo têxtil e agora, graças aos ensinos e incentivo do professor Hercílio Pereira Gomes, do curso de serigrafia, o projeto saiu do papel.

“Desde 2017 eu tenho essa ideia na cabeça, de que um dia teria uma marca de roupa por meio da qual eu pudesse mostrar um pouco da minha arte através das estampas. A Prefeitura, ao promover o curso, fez que esse meu projeto não ficasse apenas no papel e se tornasse realidade”, afirmou.

Além dos seus certificados pela conclusão dos cursos, os alunos também receberam o documento pela participação na palestra sobre empreendedorismo, ministrada em outubro pelas equipes do Sebrae Guarulhos.

O evento no Adamastor contou com a presença dos formandos, de seus parentes, do secretário Toninho Magalhães, do presidente da Associação de Promoção do Desenvolvimento Local (APDL), Ângelo Márcio Fernandes, e do gerente regional do Sebrae, Sérgio Ricardo Gromik.