Saúde

Prefeitura fortalece a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis com capacitação de agentes de saúde

Nesta quarta-feira (6) a Secretaria da Saúde de Guarulhos deu um passo significativo na prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) ao capacitar 230 profissionais da linha de frente da atenção primária, ou seja, agentes comunitários de saúde e enfermeiros. O evento foi realizado no Centro Municipal de Educação Adamastor.

A programação teve início com a palestra “Como a atenção primária de saúde atua na cascata do cuidado das pessoas vivendo com HIV?”, ministrada por Eduarda Jardim, gerente médica da GSK ViiV Healthcare, empresa global especializada em HIV. Em seguida, a coordenadora do Programa Municipal IST/Aids e Hepatites Virais, Marina Nairismagi Alves, abordou o papel crucial dos agentes comunitários de saúde e dos enfermeiros da atenção primária no enfrentamento das ISTs em Guarulhos.

A capacitação dos profissionais de saúde é fundamental para a agilidade na identificação das infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, sífilis e hepatites B e C. A partir de ações de educação em saúde, bem como da oferta de aconselhamento e da testagem rápida para a população, é possível reduzir o risco de complicações e de transmissão dessas doenças, além de oferecer melhor qualidade de vida ao paciente.

Posso ajudar?