A secretária do Trabalho, Telma Cardia, esteve em Brasília esta semana para reuniões no Ministério do Trabalho e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações. Os encontros trataram sobre a manutenção e ampliação de convênios da Pasta com o Governo Federal.
Entre as demandas, Telma pediu que o Governo Federal disponibilize para a população de Guarulhos uma cota de vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec. O fortalecimento da Economia Solidária também esteve em pauta.
No Ministério das Comunicações, Telma encaminhou os detalhes finais para assinatura de um contrato de cooperação que prevê a doação de 320 computadores para Guarulhos. Os equipamentos serão destinados à criação de telecentros de inclusão digital e profissionalização.
O chefe de gabinete do Ministério do Trabalho, Willis Tarange, reafirmou o compromisso de continuidade da parceria que viabiliza programas sociais e serviços, como o Centro Integrado de Emprego, Trabalho e Renda – CIET.
“O Pronatec e os Telecentros irão potencializar a qualificação profissional em Guarulhos, sobretudo de jovens. A Economia Solidária, os CIET’s e os demais programas de inclusão ajudam a criar um ambiente positivo para enfrentarmos o desemprego”, explica Telma.
Na segunda quinzena de junho, representantes da Divisão de Convênios vêm à Guarulhos para promover a qualificação dos servidores que atuam no CIET. O objetivo é melhorar o atendimento prestado à população e incentivar o uso do aplicativo Sine Fácil, pelo qual o trabalhador pode consultar e se candidatar a vagas de emprego.
“Foram reuniões muito proveitosas, pois conseguimos apresentar diversas demandas e conquistamos respostas positivas. A imagem de Guarulhos em nível federal tem melhorado, e isso é fundamental para recebermos investimentos”, conclui Telma, que esteve acompanhada do deputado federal Jorge Tadeu nas reuniões.