A Prefeitura de Guarulhos gastou até o momento R$ 6,5 milhões com sedes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Exército. Os custos arcados pela administração municipal foram com recursos humanos, água, energia elétrica, telefone e aluguéis. O HOJE teve acesso com exclusividade às planilhas com os valores destinados individualmente às unidades de segurança, entre elas distritos policiais, batalhões e bases da PM, Bombeiros e até mesmo com os militares.
A unidade mais cara é a da Junta Militar que até agora custou R$ 736,7 mil. Ao todo a Prefeitura gastou com as unidades policiais R$ 2,2 milhões com pagamento de funcionários, R$ 77 mil com água, R$ 100 mil com energia elétrica, R$ 26 mil com telefone e R$ 996 mil com locações de imóveis.
Já as unidades do Corpo de Bombeiros custaram R$ 234 mil com pagamento de funcionários, R$ 68 mil com água, R$ 45 mil com energia elétrica, R$ 74 mil com telefone e R$ 40 mil com locações de imóveis.
Contudo as quatro unidades do Exército somaram neste período R$ 830 mil com pagamento de funcionários, R$ 3 mil com água, R$ 13 mil com energia elétrica, R$ 11 mil com telefone e R$ 72 m il com locações de imóveis.
Para vereadora, faltam investimentos do Estado no município
Os números foram solicitados pela vereadora Luiza Cordeiro (PC do B) que afirmou que é necessária uma participação maior do Estado nas questões de segurança do município. "A população cobra que a Prefeitura invista mais em segurança, quando na verdade faltam investimentos estaduais em nossa cidade", afirmou a vereadora que foi vítima de um sequestro relâmpago no início do mês passado.
De acordo com a vereadora, eles estudarão agora quais os caminhos existentes para que possam tomar providências. "Não podemos continuar assim. Há distritos pequenos com alto custo municipal que não oferecem nem segurança para os profissionais que trabalham ali, ressaltou.