A Secel – Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – e a Aciseg – Associação Cultural Interligada Social Esportiva Guarulhos – prestaram na tarde da última segunda-feira, dia 22, homenagem ao professor José Benedito Filippo Bernardes, um dos precursores do handebol em Guarulhos.
Além da participação dos jogadores dos times feminino e masculino de handebol da cidade, o evento contou com as presenças do secretário-adjunto de Esportes, Iltonjorge de Assis Roque (professor Tom), do diretor de Esportes, Wilson David, e da secretária do Trabalho, Telma Cardia.
Emocionado, Tom conta que antes mesmo de assumir como adjunto de Esportes na SECEL consultou algumas pessoas importantes, dentre as quais seus pais e o professor Bernardes.
“Apesar de todas as dificuldades, não podemos parar de sonhar e de acreditar que é possível superar as barreiras e ir muito além dos nossos limites enquanto atletas, enquanto pessoas”, resumiu.
Atleta que começou sua carreira na região da Ponte Grande, o diretor Wilson também lembra com orgulho dos muitos encontros com o professor Bernardes, no Estádio Municipal Arnaldo José Celeste. “Essas memórias nos enchem de emoção, certamente, o professor Bernardes foi mestre de muitos que estão hoje aqui, e por isso oferecemos a ele essa merecida homenagem”.
Respeito, consideração e ética. O professor Bernardes destaca características essenciais a todo esportista, sobretudo aqueles que encontraram no handebol muito mais que um esporte, um momento de encontro verdadeiro e união entre as pessoas:
“O handebol chegou à cidade nos anos 70 e eu fui convidado pelo então prefeito Waldomiro Pompeo para ser o responsável pelo seu desenvolvimento. Pelas minhas mãos, passaram milhares de esportistas, dentre as quais a Mara Munhato, que foi minha atleta, e muitos outros”.
Aciseg
A Aciseg (Associação Cultural Interligada Social Esportiva Guarulhos) é uma instituição sem fins lucrativos que atua na prevenção ao uso de drogas, atendendo crianças a partir dos 10 anos. Para tanto, dedica-se a importantes programas, como o Sem Iguais, no qual jovens dão aulas de dança, espanhol, comunicação e expressão baseada na literatura e até reforço escolar de matemática para outros jovens.
Outro importante programa é o Amor-Exigente, que oferece auto e mútua ajuda a dependentes químicos e seus familiares, desenvolvendo preceitos para a organização da família, a partir de princípios básicos e éticos.