Em Guarulhos, o prefeito Sebastião Almeida (PT) quer seguir os passos do companheiro de partido. Mas não consegue implantar corredores para o transporte público, uma promessa antiga nunca colocada em prática. No primeiro semestre implantou a primeira faixa exclusiva para ônibus numa única via da região dos Pimentas. Foram 1.300 metros da Eduardo Froner, entre a rua Professor João Cavaleiro e a avenida Juscelino Kubsticheck. Como se trata de uma via de mão única, o corredor exclusivo facilitou o acesso de ônibus da rodovia Presidente Dutra até o Shopping Bonsucesso. No entanto, a partir dali, os coletivos se afunilam na estreita avenida JK, que é de mão dupla.
A nova empreitada de Almeida tem tudo para dar errado. São apenas 600 metros na já congestionada avenida Emílio Ribas, nas proximidades do Hospital Padre Bento, no Jardim Tranquilidade. A via, que é de mão dupla, receberá a faixa entre a rua Cabo Antonio Pereira da Silva até a avenida Humberto de Alencar Castelo Branco (Anel Viário) no sentido bairro-Centro. O local é conhecido pelos congestionamentos nos mais diferentes horários do dia. Não há espaço físico para segregar uma faixa para coletivos e ainda manter outra para os demais veículos. Como há pontos de parada nesse trecho, o pretenso corredor não ajudará muito.
Há ainda outros complicadores, como a falta de fluidez na própria avenida, antes do ponto inicial e do final da faixa exclusiva. Segundo faixas afixadas na região, a faixa entra em operação a partir de segunda-feira,dia 9.