Cidades

Prefeitura inicia a campanha 16+5 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher

Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG

O auditório do Paço Municipal recebeu na manhã desta sexta-feira (19) a cerimônia de início da campanha 16+5 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, que objetiva, por meio de uma parceria da Prefeitura de Guarulhos com instituições da sociedade civil, conscientizar e mobilizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra as mulheres, como identificá-las e impedi-las.

A campanha acontece mundialmente e, geralmente, tem início em 25 de novembro. No Brasil começa dias antes, pois incorporou o Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, já que a violência contra a mulher negra também é latente na sociedade.

Para o prefeito Guti o trabalho é árduo, mas cada indivíduo que é atingido positivamente faz uma grande diferença. “É uma vida que pode ter sido salva por conta de uma palestra, de uma fala que a fez perceber que precisava mudar o seu caminho e sair daquele ciclo, daquela relação. Sonhamos com o dia em que não precisaremos mais combater a violência e que esse não seja um tema presente na nossa sociedade. A violência contra a mulher causa um estrago irreparável na vida da vítima e por vezes às pessoas que estão em volta dela, como os filhos”, afirmou.

A subsecretária de Políticas para Mulheres (SPM), Verinha Souza, destacou a importância de sua Pasta nessa campanha. “Com muito trabalho e empenho nós mulheres estamos ocupando o nosso espaço e elevando o respeito e o reconhecimento dos valores e qualidades de todas nós. Com propriedade e merecidamente nos destacamos cada vez mais nos grupos de liderança, nas tomadas de decisões políticas e sociais. Aqui, como subsecretária, tenho o orgulho de ter participado de grandes conquistas para a cidade, como a implantação da Casa Abrigo Reflorescer, um acolhimento para as mulheres que precisam sair de casa em um momento tão complicado como o da violência doméstica. Trabalhamos com muito afinco e não pararemos enquanto não acabarmos com esses números estarrecedores da violência”, disse.

Campanha do laço branco

O psicólogo Maurício Martins Ferreira, da SPM, apresentou ao público presente a Campanha do Laço Branco: Homens Unidos pelo Fim da Violência contra a Mulher. A campanha, que foi criada por um grupo de homens canadenses, pretende envolver os homens no ativismo contra a violência de gênero e mostrar que existem aqueles que repudiam o sexismo e as práticas violentas contra as mulheres.

“Em 1989 Marc Lepine, de 25 anos, entrou armado na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá, invadiu uma sala de aula, ordenou que os homens se retirassem e assassinou 14 mulheres. Ele deixou uma carta em que afirmava não suportar a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino. O acontecimento gerou revolta e um grupo de homens canadenses decidiu se organizar para lutar contra a violência contra a mulher”, explica Ferreira.

Programação

Confira a programação de palestras dos 16+5 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher

22 de novembro, às 10h

Palestra: 16 + 5 DIAS DE ATIVISMO “Pelo fim da violência contra a mulher e a campanha do laço branco”

Local: Casa da Mulher Clara Maria IV – Vila Galvão

(Rua Brigadeiro Lima e Silva, 565 – Jardim Vila Galvão / Telefone: (11) 2086-2374)

24 de novembro, às 9h30

Palestra sobre diversidade

Local: Casa da Mulher Clara Maria I – Bom Clima

(Rua do Morro Agudo, 112 – Jardim Bom Clima / Telefone: (11) 2468-3569)

25 de novembro, às 10h

Palestra sobre igualdade racial

Local: Casa da Mulher Clara Maria VI – Ponte Alta

(Dentro do CEU Ponte Alta – Rua Pernambuco, 836, Jardim Ponte Alta / Telefone: (11) 2087-2788)

30 de novembro, às 9h30

Palestra: 16 + 5 DIAS DE ATIVISMO “Pelo fim da violência contra a mulher e a campanha do laço branco”

Local: Casa da Mulher Clara Maria III – Haroldo Veloso

(Rua Agostinho dos Santos, 2 – Conjunto Hab. Haroldo Veloso / Telefone: (11) 2467-6445)

02 de dezembro, às 14h

Palestra sobre diversidade

Local: Casa da Mulher Clara Maria IV – Vila Galvão

(Rua Brigadeiro Lima e Silva, 565 – Jardim Vila Galvão / Telefone: (11) 2086-2374)

09 de dezembro, às 10h

Palestra: 16 + 5 DIAS DE ATIVISMO “Pelo fim da violência contra a mulher e a campanha do laço branco”

Local: Casa da Mulher Clara Maria V – Recreio São Jorge

(Praça da Lua – Rua das Margaridas, s/n – Recreio São Jorge / Telefone: (11) 2446-1756)

Posso ajudar?