A Prefeitura deu início nesta terça-feira à desocupação de imóveis localizados em travessas da avenida Salgado Filho, no centro, na comunidade do Quinze. Pelo menos seis famílias foram desalojadas. Segundo moradores, as pessoas não têm para onde ir e não receberam opções por parte da administração.
Moradores contaram ao GuarulhosWeb que estão preocupados porque a desocupação deverá atingir cerca de 500 famílias que vivem na comunidade, que começou a ser ocupada há 50 anos. Eles dizem que estão revoltados com a ação da Prefeitura.
No entanto, uma entidade denominada Associação dos Moradores do Núcleo Habitacional Guarani estaria requerendo a maior parte da área, onde vivem 500 famílias, em um processo que tramita na Justiça. Segundo informações extraoficiais, a desocupação desta terça-feira estaria atingindo uma outra quadra, onde há uma disputa judicial pela posse do terreno.
Em nota, a Secretaria de Assuntos Jurídicos informa que a operação foi coordenada pela Procuradoria do Patrimônio Imobiliário. Trata-se de área pública, cujos ocupantes estavam cientes desde o dia 23 de outubro de 2015 e foram devidamente notificados para desocuparem voluntariamente no prazo legal. A ação foi decorrente do exercício de poder de polícia dos agentes públicos investidos da competência funcional para atuarem em defesa do patrimônio público.