Cidades

Prefeitura inicia limpeza de ponto de descarte irregular na avenida João Bassi

A Prefeitura de Guarulhos iniciou nesta quarta-feira (15) a limpeza do ponto de descarte irregular na avenida João Bassi, Jardim Presidente Dutra. Até o momento foram retirados do local cinco caminhões lotados de lixo e de materiais que podem ser reaproveitados, como entulho e madeira.

O descarte irregular de materiais traz prejuízos às pessoas e também ao andamento do trabalho de zeladoria da cidade, como explica Rodnei Minelli, secretário de Serviços Públicos. “Ele contribui para aumentar enchentes, pois o lixo jogado nas vias é arrastado para bueiros e córregos, o que impede o escoamento normal da água, além de favorecer a procriação de ratos, baratas e insetos como o Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya. Além disso, as equipes que são destinadas para fazer esse tipo de limpeza deixam de atuar em outros serviços de zeladoria importantes para a cidade”.

O trabalho na João Bassi está sendo executado por servidores das administrações regionais São João, Pimentas, Cumbica e da Secretaria de Meio Ambiente, com o apoio da Proguaru. Vale lembrar que o endereço conta com serviço regular de coleta de lixo residencial e também com um Ponto de Entrega Voluntária (PEV), localizado no nº 707, esquina com a rua Maria Paula Mota, onde a população pode entregar gratuitamente móveis velhos, colchões e entulho.