Em janeiro a Prefeitura de Guarulhos deu início às obras de uma das principais áreas de lazer do CEU Parque São Miguel. A intervenção, que inclui a contenção do terreno na área da piscina e a remoção da camada vegetal, também prevê a impermeabilização e a troca de todo o revestimento e do conjunto de bombas, entre outras melhorias.
Nesta primeira fase da reforma o projeto prevê a correção e o reforço estrutural da área, seguindo todas as normas e leis reguladoras que garantem a estabilidade do solo. A obra começou com a demolição do piso no entorno da área da piscina para a verificação da existência de buracos, fissuras e vazamentos e suas condições reais de uso.
Em seguida todo o revestimento da piscina será removido para impermeabilização e regularização do novo piso, além da troca dos tubos existentes e a instalação uma nova caixa para futura troca de água.
A execução do projeto é o começo de uma grande conquista para a comunidade da região, que poderá utilizar a piscina do complexo durante os momentos de lazer. “A população de Guarulhos merece mais um espaço de diversão em família e, principalmente, que ofereça segurança e qualidade”, destaca o prefeito Guti.
Intervenções
As obras de reforma contemplam ainda a piscina aquecida e murada para atendimento 360 dias do ano. Desta forma, os munícipes poderão utilizar a piscina em diversas ocasiões, inclusive nos dias de frio. Será implantado um sistema de drenagem que comportará as águas provenientes das piscinas e as águas pluviais. A instalação de um novo sistema de bombas nas piscinas em substituição ao antigo e de um novo sistema de aquecedores possibilitarão o uso da piscina durante o inverno.
“Essas melhorias irão proporcionar condições mais confortáveis de uso aos frequentadores e alunos do CEU Parque São Miguel”, ressalta Alex Viterale, secretário de Educação de Guarulhos. Atualmente cerca duas mil pessoas circulam diariamente na unidade e realizam cursos e atividades que contribuem para sua saúde e bem-estar.
Em Guarulhos estão abertas gratuitamente à população as piscinas dos CEUs Bambi, Bonsucesso, Jardim Cumbica, Ottawa-Uirapuru, Paraíso-Alvorada, Pimentas e Presidente Dutra. Para utilizá-las é necessário apresentar a carteirinha do CEU e as crianças de até 12 anos de idade devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Foto: Ivanildo Porto/PMG