prefeito Sebastião Almeida entregou na tarde desta segunda-feira (11) certificados aos 174 selecionados como titulares, que vão receber alvará para atuar como taxistas no município de Guarulhos. Durante o evento, também foram apresentados os prazos, regras e procedimentos para a obtenção dos alvarás concedidos a motoristas prepostos, conhecidos como barra 2, tendo como base o resultado de sorteio da Loteria Federal de 24 de dezembro do ano passado, conforme procedimento previamente publicado em edital.
“Conduzimos um processo com regras claras e que foi discutido com toda a categoria. Os que estão aqui hoje foram os sortudos, que agora estão prontos para trabalhar ", afirmou o prefeito Almeida. Os motoristas sorteados já trabalhavam como prepostos. Eles foram divididos em dois lotes, num total de 174 novas vagas. O Lote 1 contemplou 167 motoristas, que vão atuar nos pontos de rua, e o Lote 2, outros 7 motoristas que vão atuar com veículos adaptados para atender pessoas com deficiência.
No total, o processo contou com a participação de 828 motoristas, sendo 591 interessados em participar do sorteio para o Lote 1, e 237 para o Lote 2. "Os sorteados agora poderão dar mais segurança às famílias e não precisarão mais trabalhar para os outros, na condição de preposto. Não estão conquistando uma situação provisória, mas algo para o resto da vida", completou Almeida. Segundo ele, a transparência utilizada para a concessão das novas vagas de táxi pode servir como um exemplo para outras cidades do país. "Avançamos muito na maneira com que lidamos com essa questão".
O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Atílio André Pereira, apresentou todos os procedimentos para a escolha dos pontos entre os sorteados. Ele também detalhou todas as fases do processo para garantir a liberação dos alvarás a todos os selecionados. "É necessário que sejam cumpridas algumas etapas até concluirmos o processo", explicou Atílio. A expectativa é que os sorteados do Lote 1 tenham autorização para começar a trabalhar em 60 dias, e os do Lote 2, de táxis adaptados, em 90 dias.