Cidades

Prefeitura instala novas lixeiras, mas bairros têm falta de varrição

O fato é apontado principalmente em bairros mais distantes da região central

Apesar de a Prefeitura ter iniciado a instalação de mil novas lixeiras na cidade, a população ainda tem reclamado da limpeza das ruas. O fato é apontado principalmente em bairros mais distantes da região central, que ainda sofrem com falta de varrição nas ruas.

O Jardim Presidente Dutra é uma das localidades em que os moradores têm queixas a esse respeito. "Nunca vi minha rua ser varrida, o que é injusto, já que outros bairros têm o serviço", disse a dona de casa Telma Silva, 38, que reside na rua Vitória da Conquista –  pavimentada há cerca de um ano.

Ainda na mesma região, a comerciante Maria de Lourdes Lisboa, 50, aponta a sujeira na rua Itiruçu. "Acho que o serviço é defasado, pois não vejo varrição na rua há pelo menos um ano", disse.

A Proguaru, que responde pelo serviço na cidade, informa que haverá vistorias nas ruas mencionadas hoje e que programou limpeza para este fim de semana. A autarquia afirma que, para limpeza de bairros mais distantes da região central, mantém seis centros administrativos para o serviço. Segundo a Pasta, pontos comerciais tem varrição semanal.

Conscientização – A população ouvida pela reportagem aponta ainda a necessidade de conservação por parte dos munícipes. Maria de Lourdes, que mencionou a falta de limpeza na rua Itiruçu destaca, "a população tem grande responsabilidade de manter as ruas limpas. Falta educação neste sentido".

Para fazer o descarte correto de materiais como restos de construção, móveis velhos, entre outros, a Prefeitura mantém 15 Pontos de Entrega Voluntárias (PEV) espalhados na cidade. Os endereços dos PEVs e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2468-7200.

Novas lixeiras – A Secretaria Municipal de Serviços Públicos anuncia a instalação de novas lixeiras na cidade a partir desta semana. Serão mil lixeiras nas áreas comerciais do Centro, Taboão, Jardim Tranquilidade, Vila Galvão, Parque Jurema, Jardim Presidente Dutra, Jardim São João e ao longo da avenida Santos Dumont.

A meta é aumentar a coleta nas lixeiras e minimizar a limpeza nas vias dos locais com maior movimentação. Segundo o Departamento de Limpeza Urbana, cada lixeira da cidade recebe cerca de meio quilo de lixo de mão diariamente.

A totalidade de lixo retirado nas regiões comerciais da cidade chega a 500 quilos por dia. Com as novas lixeiras, a expectativa é de que sejam recolhidos ao menos mil quilos ao dia.

Já o lixo recolhido nas vias do centro expandido – que vai da Praça IV Centenário, passando pelas avenidas Paulo Faccini, Timóteo Penteado e Tiradentes, até o centro comercial – chega a somar seis toneladas por dia.

Posso ajudar?