Esportes

Prefeitura investe cerca de R$ 2 milhões por ano no esporte de competição

O esporte guarulhense tem recebido um olhar especial nos últimos anos. Para garantir que atletas, técnicos e comunidade esportiva tenham uma estrutura e condições adequadas para desempenhar suas atividades nas principais competições estaduais e nacionais, a Secretaria de Esporte e Lazer de Guarulhos investe anualmente R$ 1,98 milhão.

Este valor supre o atendimento a atletas de alto rendimento em termos de pagamento de taxas federativas, disponibilização de locais para treino, fornecimento de equipamentos, materiais, transporte e profissionais técnicos para equipes masculinas e femininas de diversas modalidades no município.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Ronaldo Fratello, a cidade investe no esporte de competição de maneira democrática e responsável. “Fizemos um chamamento público e as entidades que corresponderam aos pré-requisitos estabelecidos representarão Guarulhos nas competições. Já é uma cultura nossa investir esse valor, ceder professores da Prefeitura, tudo para atender da melhor forma possível o esporte de alto rendimento do município”, disse.

Das 15 modalidades disponíveis apenas quatro foram contempladas no chamamento porque apenas esse total de entidades conseguiu atingir todos os requisitos exigidos nesta seleção, por exemplo, ser sem fins lucrativos, sediadas e com atuação comprovada na área esportiva há pelo menos um ano na cidade de Guarulhos, inscritas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), com finalidade esportiva no mesmo período, entre outras condições.

Além do montante investido, a Prefeitura mantém uma parceria com a Universidade de Guarulhos (UNG) para oferecer 95 bolsas de estudo aos atletas vinculados à Secretaria de Esporte e Lazer. “Estamos comprometidos em fortalecer e dar condição aos atletas da cidade”, resumiu Fratello.