Economia

Prefeitura lança nota fiscal eletrônica que substituirá sistema antigo

Através do Programa Tecnologia Cidadã, clientes e empresas terão maior agilidade na emissão dos documentos

O prefeito Sebastião Almeida lançou ontem a Nota Fiscal de Serviços Eletrônicos (NFS-e) que substituirá a tradicional nota fiscal de serviço impressa. Sua emissão e armazenamento em sistema eletrônico é mais um serviço disponibilizado pelo Programa Tecnologia Cidadã da Prefeitura de Guarulhos.

O projeto consiste em um novo sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas do município, de empresas e órgãos, e dispensa o processo de escrituração fiscal, uma vez em que o sistema escritura automaticamente todas as notas fiscais emitidas via internet.

Entre as principais vantagens destacam-se a maior comodidade para utilizar o sistema em qualquer lugar do país; a agilidade no processo de emissão da nota; a integração automática com o livro eletrônico, trazendo os dados cadastrais do prestador de serviços e a eliminação de erros de preenchimentos de documentos de arrecadação e no registro de seu pagamento.

Para o prefeito Almeida, a NFS-e é reflexo da modernidade que está sendo implantada na cidade. "Guarulhos está evoluindo bastante e a Nota Fiscal de Serviços Eletrônicos veio para somar a esse crescimento com qualidade.

A tecnologia proporciona o bem estar da população e para uma cidade ser moderna, deve se preocupar com as questões tecnológicas", afirmou.

Além da modernização, a NFS-e é de grande utilidade para profissionais contábeis, empresas e governo, e proporcionará, ao longo de sua implantação, a redução de tempo e custo, simplificará toda a operação de emissão de nota fiscal, bem como a gestão das empresas.

O serviço estará disponível a partir de 1] de outubro no site da Prefeitura e, para que haja uma maior adesão dos guarulhenses, o secretário de Finanças, Nestor Seabra, informou que a pasta está estudando a possibilidade de realizar sorteios de prêmios e estimular a população a pedir a nota em qualquer serviço.

Empresas terão redução de custos ao não utilizar papel

Entre todas as vantagens da NFS-e, destaca-se também a redução de custos de aquisição de papel, contribuindo para melhoria do meio ambiente. "O documento será emitido e armazenado eletronicamente o que dispensará a necessidade de impressão e consequente desperdício de papel", afirmou Paulo Romano, representante da Eicon, empresa que dará suporte para a implantação do sistema no município.

Esse benefício também foi lembrado pelo prefeito Almeida que afirmou que tudo o que vivemos hoje é fruto de ações irresponsáveis com o meio ambiente. "Estamos caminhando para uma cidade mais moderna e o principio básico para um município assim é tornar a vida da população melhor e cuidar do meio ambiente", enfatizou.

Posso ajudar?