Cidades

Prefeitura lança programa cicloviário com entrega da ciclofaixa da Paulo Faccini

Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG

A Prefeitura lançou nesta quinta-feira (14) o programa cicloviário de Guarulhos com a inauguração da ciclofaixa da avenida Paulo Faccini, cujo percurso, que antes funcionava em dia e hora predeterminados, recebeu novos itens de segurança e a partir de agora estará aberto 24h, todos os dias da semana. Atualmente a cidade conta com mais de 15 km de ciclofaixas e ciclovias e deve chegar a 100 km até 2024.

Com pouco mais de 2 mil metros de extensão às margens do canteiro central da avenida, desde a altura da rua Professor Brasília Castanho de Oliveira, na Vila Lanzara, até a rua Serra, no Jardim Santa Mena, o circuito monodirecional (um ciclista em paralelo em cada sentido) possui 1,2 m de largura, com 90 cm de área de circulação para bicicletas.

Todo o percurso é sinalizado com tachões convencionais e de LED de forma intercalada. “Além de possuir mais equipamentos para garantir uma maior segurança a todos os usuários da avenida, a ciclofaixa agora está disponível de domingo a domingo em horário integral para uso dos ciclistas em seus momentos de lazer ou no deslocamento para o trabalho, casa etc.”, afirmou o prefeito Guti.

Algumas das ciclofaixas de Guarulhos estão localizadas nos seguintes endereços: avenida Ministro Evandro Lins e Silva (2 km de extensão), avenida Francisco Conde (1,35 km), avenida José Rangel (3,5 km), estrada Guarulhos-Nazaré (528 m), avenida Santos Dumont (1,5 km), avenida Monteiro Lobato (4 km), avenida Tancredo Neves (1,7 km) e praça Nossa Senhora Aparecida (420 m).

Os próximos locais a receberem vias especiais para a circulação de bicicletas são as avenidas Birinepe, em Cumbica, Onze de Agosto, na Vila Zaira, e Candea, no Jardim São João. Com previsão de início da obra ainda neste mês, a ciclofaixa da Candea terá 3 mil metros de extensão e fará a interligação entre a futura ciclofaixa da avenida João Jamil Zarif, no Taboão, que, por sua vez, interligará os equipamentos para ciclistas a serem implantados na avenidas Natália Zarif, também no Taboão, e na rua Joaquina de Jesus, no Parque Santo Agostinho. Todos os projetos são executados pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana.