Através do programa gratuito de intercâmbio "Au Pair", primeiro projeto do "Mochila nas costas, mapa nas mãos: de Guarulhos para o mundo" – iniciativa da Coordenadoria da Juventude e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Central de Intercâmbio (CI) da cidade – dez mulheres jovens guarulhenses serão selecionadas para serem babás nos Estados Unidos. De acordo com o coordenador da Juventude, Wagner Hosokawa, o programa é pioneiro no Brasil. "É a primeira vez que uma instituição pública se une com uma empresa privada, no caso a CI, para oferecer um intercâmbio deste porte, sendo gratuito".
Durante o lançamento do programa, realizado ontem no Adamastor, Centro, Hosokawa fez um apelo para os empresários da cidade contribuírem com o custo do curso de preparação, da documentação e da passagem das candidatas ao intercâmbio. "A princípio, a receptividade que temos com a classe empresarial é positiva, agora temos que esperar as doações chegarem". A coordenadoria da Juventude pretende reunir cerca de 50 empresários, para cada um assumir o compromisso de doar um valor estimado de R$ 3.500,00
Segundo Edison Júnior, 32 anos, diretor da CI Guarulhos, uma "au pair" terá o faturamento de dez mil dólares ao ano. "Ao todo, serão selecionadas 30 candidatas para iniciar o processo de treinamento a partir de outubro. Ao término do curso, apenas dez participarão do intercâmbio. A previsão de embarque fica para o segundo semestre do ano q vem." As candidatas ao programa precisam ter entre 18 e 26 anos, com nível intermediário de inglês, conclusão do Ensino Médio, ser solteira sem filhos, possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), disponibilidade de um ano e não ser fumante. As interessadas podem entrar em contato com a CI, ou com a Coordenadoria da Juventude a partir de segunda-feira no telefone 2408-5604.