Cidades

Prefeitura leva ação educativa para pedestres ao Terminal Urbano Pimentas

Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG

A avenida Juscelino Kubitschek, em frente ao Terminal Urbano Pimentas, recebeu nesta segunda-feira (16) ação lúdica e educativa sobre segurança no trânsito direcionada a pedestres. A intervenção é parte da agenda do Maio Amarelo – Juntos Salvamos Vidas, movimento internacional que acontece no município sob a coordenação da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Guarulhos, com o apoio de entidades e órgãos parceiros.

Atravessar fora da faixa, olhando o celular, durante o sinal vermelho ou usando fones de ouvido estão entre os comportamentos de risco que colaboram para que os pedestres integrem o segundo público mais vulnerável no trânsito, ficando atrás somente dos motociclistas. De acordo com dados do Observatório de Segurança Viária de Guarulhos, em 2021, dos 150 óbitos registrados no trânsito no município, 36 (33%) foram de pedestres e 48 (44%) de condutores de motos.

Até o próximo dia 30 a Prefeitura segue com a programação do Maio Amarelo 2022 com intensa agenda de ações educativas em diversos locais da cidade. Na quarta-feira (18) os ciclistas serão o público-alvo do movimento, com atividade especial em parceria com a Secretaria da Saúde e a Universidade Guarulhos (UNG), distribuição de brindes e apresentação do projeto Bike sem Fronteiras a partir das 20h na praça Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Vila Galvão.

Maio Amarelo
O objetivo do movimento internacional é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo por meio de ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil. Mais informações em maioamarelo.com.