A Subsecretaria da Juventude de Guarulhos promoveu na última quarta-feira (24) o projeto itinerante Casa do Jovem na Escola para os alunos do 1º, do 2º e do 3º ano do ensino médio da EE Louis Braille, no Jardim Angélica. A proposta da ação é levar diversos serviços, orientações e informações aos jovens de escolas públicas.
Assuntos como depressão, valorização da vida e suicídio foram tratados pela equipe da subsecretaria por meio da campanha “Amigo Estou Aqui”, em parceria com a FIG-Unimesp, que encaminha jovens para atendimento psicológico gratuito na clínica-escola da instituição de ensino.
Os estudantes também puderam cadastrar seus currículos por meio do projeto Estagiando, em parceria com a Belottis Estágios, e foram encaminhados para vagas de estágio remunerado.
Já a Secretaria de Serviços Públicos ministrou uma palestra do programa Lixo Zero, a qual abordou o caminho que o lixo percorre até chegar ao aterro sanitário, a importância da reciclagem, entre outros tópicos.
Por sua vez, a escola Grau Técnico disponibilizou aos alunos teste de glicemia (detecção de diabetes), aferição de pressão arterial, palestra sobre primeiros socorros e teste vocacional.
Os jovens puderam ainda apreciar apresentações culturais de K-Pop, de capoeira com Mestre Fernando Lagartixa, de música gospel e de grafite com alunos da própria escola.
Por sua vez, a Subsecretaria da Igualde Racial desenvolveu o jogo Combatendo Expressões Racistas com os estudantes e apresentou a exposição de painéis Homens que Mudaram a História, que retrata personalidades negras que marcaram o país e o mundo.