Cidades

Prefeitura planta 20 árvores no Complexo Hospitalar Padre Bento

Plantas haviam sido retiradas no início do mês para melhorar circulação

Após o HOJE publicar reportagem no último 7 de julho sobre o corte de 16 árvores na calçada do Complexo Hospitalar Padre Bento, Tranquilidade, a Secretaria de Meio Ambiente de Guarulhos iniciou a primeira etapa do plantio de árvores naquele local.

Na ocasião, a Secretaria do Meio Ambiente informou que a remoção das antigas árvores da calçada aconteceu devido à necessidade de adequar o piso e o calçamento para melhorar a acessibilidade de cadeirantes, pessoas com deficiência física e idosos. Os galhos das antigas árvores também causavam interferências na rede elétrica e provocavam quedas de energia, danificando equipamentos hospitalares essenciais ao atendimento dos pacientes.

O secretário de Meio Ambiente, Alexandre Kise, explicou que a remoção das árvores foi necessária. "Muitas pessoas estranharam a retirada das árvores, porém as remoções foram indispensáveis para que as pessoas com mobilidade reduzida pudessem transitar e acessar o hospital com mais segurança", afirmou. A segunda etapa contemplará o plantio de cerca de 50 árvores nativas no mesmo local.

De acordo com a Pasta, nesta primeira etapa foram plantadas, dentro do terreno do hospital, 20 árvores nativas das espécies pau-brasil, ipê, quaresmeira, manacá e pau-ferro ao longo do muro do hospital para compensar a remoção de 16 árvores que estavam na calçada. Outras cinco árvores que estão no terreno do hospital serão removidas porque estão com cupim e risco de queda.

Posso ajudar?