Cidades

Prefeitura pretende modernizar semáforos da cidade

Em função dos recorrentes problemas causados pela falta de sinalização no trânsito, por meio de semáforos, principalmente, nos dias de chuva, a Prefeitura infomou, em nota enviada ao GuarulhosWeb, que pretende modernizar os equipamentos para que possa evitar esses incidentes, além de ressaltar que a cidade possui índices baixos de ocorrências por danos provocados nos aparelhos de orientação em decorrência de fenômenos da natureza.
 
A STT (Secretaria de Transporte e Trânsito) enfatizou que para evitar maiores problemas no tráfego de veículos no município é realizada ação preventiva em todos os semáforos com acompanhamentos de técnicos especializados. Também foi destacado a substituição dos equipamentos atuais classificados como grupos focais para a tecnologia led, que de acordo com a Administração Pública gera maior economia de energia e possui maior durabilidade.
 
Outra medida destacada pela STT para conter possíveis transtornos aos motoristas que trafegam pela cidade é a instalação de nobreaks para manter os semáforos em pleno funcionamento. No entanto, a Pasta explica que a cidade de Guarulhos conta com um numero considerado baixo de problemas semafóricos com as chuvas e isso é resultado do trabalho preventivo que vem ocorrendo na cidade nos últimos anos.
 
Em caso de ocorrências, a STT ressalta que o tempo médio estimado para a realização do atendimento por um agente de trânsito é de 30 minutos com o auxílio da CIIG (Central de Inteligência Integrada de Guarulhos). Entretanto, esse período temporal pode variar conforme a região e o número de equipamentos com problemas. Outra justificativa para a interrupção no funcionamento é a de que são equipamentos eletrônicos, mais sujeitos às variações de corrente da rede elétrica que se acentua neste período de chuvas.
 
As equipes semafóricas fazem ronda executando a manutenção preventiva, que consiste em teste nos equipamentos, limpeza de grupos focais, testes em boteiras para pedestre e toda a manutenção que se faça necessária. Quando um determinado semáforo entra em amarelo intermitente, quem intervem é a Central de Inteligência Integrada de Guarulhos (CIIG) através das câmeras de monitoramento, que aciona o agente de mobilidade mais próximo, garantindo a segurança necessária no cruzamento, em paralelo à equipe semafórica que segue também para executar o reparo necessário.
 

Posso ajudar?