Cidades

Prefeitura promove debate para celebrar o Dia da Luta da População em Situação de Rua

Em alusão do Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, celebrado nesta sexta-feira (19), o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop I), no Gopoúva, realizou uma edição especial da programação CinePop, que propõe a exibição de filmes seguida de um bate-papo com o público assistido pelo serviço, que é ligado à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Guarulhos.

Foram exibidos os documentários Eu Existo, produzido pelo Centro Acadêmico XI de Agosto, Situações de Ruas, do Observatório da Saúde da População em Situação de Rua, e o premiado Onde Eu Moro, produzido pela Netflix e indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2022, com direção cineasta brasileiro Pedro Kos.

A partir dos filmes exibidos o público discutiu as peculiaridades da vida de quem está em situação de rua e os obstáculos enfrentados cotidianamente, além de refletir sobre a importância das políticas públicas de assistência social existentes no Brasil.

Celebração da luta

O Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua acontece em 19 de agosto, pois nessa data, no ano de 2004, ocorreu a chacina conhecida como Massacre da Sé. No episódio, quinze pessoas que dormiam nas ruas foram atacadas e sete delas morreram. A partir de então, movimentos passaram a se organizar em nome da luta pelos direitos das pessoas em situação de rua, que ainda hoje são estigmatizadas e sofrem com o preconceito, a discriminação e a indiferença.

Posso ajudar?