Saúde

Prefeitura promove encontros dos agentes de saúde e de combate a endemias

O 2° Encontro dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e o 1° Encontro dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) ocorreram nessa segunda-feira (30) no Adamastor. A iniciativa da Prefeitura de Guarulhos reuniu 272 profissionais provenientes das 44 Unidades Básicas de Saúde com Estratégia Saúde da Família e do Centro de Controle de Zoonoses, em alusão ao dia em homenagem às duas categorias, 4 de outubro.

Esses profissionais desempenham funções essenciais na promoção da saúde e no controle de doenças em nível comunitário, atuando como pontes entre a população e os serviços de saúde. Entre as obrigações deles estão a prevenção e a detecção precoce de doenças, o controle de surtos e a promoção de comportamentos saudáveis.

Os ACS atuam na linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS), prestando cuidados e serviços nas comunidades onde residem. Eles desempenham um papel vital na promoção da saúde, realizando visitas domiciliares, monitorando a saúde da população e oferecendo orientações sobre a prevenção de doenças e promoção da saúde.

Por sua vez, os ACE têm papel crítico no controle de doenças transmitidas por vetores, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela, além de executar ações de vigilância, identificando focos de infestação por mosquitos e implementando medidas de controle como a eliminação de criadouros. No entanto, tanto o ACS quanto o ACE realizam ações de educação em saúde, ensinando a população a prevenir doenças transmitidas por vetores e mobilizando a comunidade para participar de esforços de controle dos mesmos. 

Dando destaque à expertise dos agentes, o encontro contou com palestra da médica veterinária Juliana Batista Andrade Silva, abordando a esporotricose, uma micose causada por fungos que afeta principalmente os gatos. Neste contexto, a identificação de casos nas residências se mostra um marco importante para que o município possa demonstrar a importância do controle da doença e implementar políticas públicas apropriadas.

Fabiana de Cássia Muniz, ACS da UBS Soberana e diretora do Sindacs, ressaltou que os agentes são versáteis. “Cada um tem uma profissão além de ser ACS ou ACE, e o vídeo com o Rap do Agente, demonstra toda esta polaridade da categoria”.

Para honrar e reconhecer o trabalho incansável desses profissionais, estiveram presentes ao evento o vice-prefeito e secretário de Cultura, Professor Jesus, a diretora em exercício do Departamento de Assistência Integral à Saúde, Vivian Pedrosa da Cruz, representando o secretário da Saúde Ricardo Rui. Além disso, Karen Avilez, gerente do Centro de Controle de Zoonoses, representou a diretora do Departamento de Vigilância Valeska Aubin Zanetti Mion, Elaine Cole, o Sindicado dos ACS e Aparecida Crepaldi, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Zélia Brito de Sousa.

Por fim, a organizadora do encontro, Merilin Vieira de Oliveira Alencar, chefe da Divisão de Planejamento de Enfermagem da Secretaria da Saúde e sua equipe contribuíram para o sucesso do evento, que também contou com brindes, sorteios, apresentação musical e de dança, com o ACS da UBS Fortaleza e diretor do Sindacs, Ederson Souza, que também é educador físico e animou o encerramento do evento com afromix.

Tags
Posso ajudar?