Os isentos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Guarulhos terão até 30 de setembro para fazerem a atualização cadastral imobiliária. Já para os demais casos, o recadastramento será permanente. A Prefeitura de Guarulhos anunciou nesta segunda a prorrogação do prazo que venceria na quinta-feira. Ontem, as agências do Fácil registravam filas para distribuição de senhas para que as pessoas retornassem no próximo mês para concluir a atualização cadastral.
A atualização pode ser feita pelo www.guarulhos.sp.gov.br, ir no link Atualização Cadastral do ITPU, incluir as informações solicitadas, imprimir o formulário e levar a qualquer agê cia do Fácil, junto com os documentos solicitados. É possível mudar o nome do titular do imóvel por carta registrada à Secretaria Municipal de Finanças, desde que com os documentos autenticados pedidos.
A bióloga Lia de Lucca, 54, terá que retornar em 22 de julho para atualizar o cadastro de um imóvel. Ela é moradora da capital e soube na semana passada, por acaso, que poderia ser multada se não fizesse o procedimento. "E se eu não puder ir neste dia. É um absurdo. O prazo da Prefeitura foi pequeno, assim como a divulgação", diz. Para a dona de casa Dalva de Oliveira Lima, 53, o recadastramento pode ser uma nova espécie de indústria de multas. "É um meio a mais para arrecadar dinheiro, senão a multa não seria tão cara", afirma. O aposentado Claudecir Andrade, 56, ficou sabendo por vizinhos que precisava fazer o recadastramento. "Por ser aposentado, pensei que não precisava".
Desde maio, o secretário municipal de Finanças, Nestor Carlos Seabra Moura, afirmava que não estava no planejamento da Prefeitura a prorrogação do prazo. Ele dizia também que a aplicação das multas não seria automática. Na semana passada, Moura comentou que a estimativa de defasagem do atual cadastro do IPTU é de cerca de 150 mil imóveis.