Até esta segunda-feira (31) , a Prefeitura ainda não tinha um resultado sobre o chamamento público para a nova gestão do Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso. O contrato com a SPDM( Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) se encerra nesta segunda-feira, porém ela permanece a frente da administração da unidade de saúde. No final da tarde, a Secretaria Municipal de Saúde informou que prorrogou o contrato por 90 dias para garantir uma transição segura para a nova instituição a ser escolhida.
As inscrições para o edital aconteceram até o dia 21 de julho e passam por avaliação antes da divulgação da instituição contemplada. O prefeito Guti chegou a afirmar em entrevista que 16 empresas participavam do chamamento público e prometeu o resultado para a última semana.
Um grupo de moradores da região do Bonsucesso chegou a realizar uma manifestação na Secretaria de Saúde para pedir a retirada da SPDM do chamamento, uma vez que, segundo informaram, a instituição não estaria oferecendo o atendimento ideal para os pacientes da unidade de saúde. Um abaixo assinado foi entregue para a administração municipal, que explicou que a empresa estaria dentro da regulamentação exigida nos termos jurídicos. Porém caso fosse contemplada seria obrigada, assim como qualquer outra empresa, a cumprir as novas regras do contrato proposto.
A contratação de instituições para a administração de unidades de saúde é uma das apostas do novo governo que acredita na medida para agilizar a solução de problemas dentro dos hospitais, como contração de funcionários, compra de equipamentos e medicamentos, além de reestruturação e adequações de serviços.
O Hospital Pimentas Bonsucesso era administrado pela SPDM, porém o contrato atual não estaria de acordo com as novas regras estipuladas através de estudos realizados desde o primeiro dia do novo governo, que afirma ter a saúde como principal meta.
Em maio o HMU (Hospital Municipal de Urgências) spassou a ser administrado pelo Instituto Gerir. O local deve passar por três fases de reestruturação. A primeira foi entregue no dia 20 de julho, quando foi inaugurada sala de exames com tomografia computadorizada, recepção humanizada e ouvidoria ativa. As segunda e terceira fases – reestruturação da urgência e emergência, enfermaria e compra de novos equipamentos – devem ser entregues até novembro.
Com relação ao Hospital Pimentas Bonsucesso a Secretária de Saúde informou que “as propostas das OSS ainda estão sob análise. A OSS vencedora iniciará a gestão do hospital após a assinatura do contrato, assumindo o gerenciamento, a operacionalização e a execução das ações e serviços de saúde na unidade, de modo a assegurar assistência universal e gratuita à população”.