Cidades

Prefeitura quer fortalecer a Rede Paulista de Escolas de Governo

Considerada uma referência dentro da Rede Paulista de Escolas de Governo, a ESAP – Escola de Administração Pública da Prefeitura de Guarulhos pode se tornar um instrumento importante de fortalecimento deste trabalho  no âmbito estadual. Com a intenção  de impulsionar as atividades destas  instituições, que foram  criadas para promover a formação, o aperfeiçoamento e a profissionalização de agentes públicos, representantes da ESAP Guarulhos se juntaram às Escolas de Governo de Hortolândia e Campinas para desenvolver um trabalho de captação junto a outros municípios. 
 
O objetivo é ampliar a capacidade de execução dos municípios, tendo em vista a formulação, implantação, execução e avaliação das políticas públicas. Dessa forma, a Rede Paulista surge para agrupar e alinhar essas escolas de governo num mesmo sentido,  que é o de capacitar o servidor para que possa atender com qualidade os anseios da população.  
 
Para o diretor do Departamento de Modernização, Arthur Sinnhofer, a participação da cidade dentro da rede paulista está sendo de grande valia. “Com esse trabalho, Guarulhos e outras cidades estão colaborando para a difusão de práticas exitosas e para a construção de uma agenda de atividades comuns a toda rede. Dessa forma, podemos compartilhar materiais e educadores, e fortalecer ainda mais o conceito de trabalho em rede”, declarou.
 
A ESAP  de Guarulhos é um importante instrumento na valorização do servidor público, com ações permanentes de capacitação, adequação do quadro de servidores aos novos perfis profissionais do setor público, melhoria da eficiência do serviço público e da qualidade dos serviços prestados à população. Prova disso, são as inúmeras parcerias com outras instituições de formação como o caso da Escola do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Unibb (Universidade Banco do Brasil), Universidade Aberta do Brasil (UAB), além de cursos gratuitos da Fundação Getúlio Vargas.