Cidades

Prefeitura remove mais de 200 toneladas de resíduos de vias e terrenos em janeiro

A Prefeitura de Guarulhos retirou 52 caminhões de resíduos, o equivalente a 206 toneladas, jogados irregularmente nas vias e terrenos da cidade. O número foi divulgado nesta segunda-feira (5), com a apresentação do balanço do trabalho realizado durante o primeiro mês do ano pelo Departamento de Limpeza Pública (Delurb), da Secretaria de Serviços Públicos. Esses números revelam a falta de cidadania dos que praticam esse ato, passível de multa de até R$ 40 mil, além de gerar grande prejuízo ambiental e financeiro para o município.
 
Diversos pontos de descarte irregular foram novamente limpos pela Prefeitura, com destaque para dois endereços – rua Maria Paula Motta, no Jardim Presidente Dutra, e avenida Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, na Vila Augusta – dos quais, apenas neste período, foram removidos 18 caminhões de sujeira. O bairro Itapegica não ficou muito atrás, com a retirada de mais 15 caminhões de materiais diversos, como entulho, móveis velhos, pneus, madeira e terra.
 
O deslocamento de equipes e de equipamento para a retirada de resíduos jogados irregularmente traz muitos prejuízos à cidade, como explica Felipe Gabriel Nagem, diretor do Delurb. “Toda vez que precisamos deslocar equipes para a limpeza de pontos de descarte irregular atrasamos o desenvolvimento da cidade, pois estes servidores poderiam se dedicar a outras tarefas. Estas operações que, na maioria das vezes, precisam ser refeitas inúmeras vezes no mesmo local, também consomem considerável soma em dinheiro. Nosso trabalho só será efetivo quando todos começarem a colaborar com a limpeza da cidade”.
 
Além de descartar o lixo doméstico respeitando dias e horários de coleta, cada cidadão pode colaborar para manter a cidade limpa levando entulho da construção civil, madeiras, móveis velhos, restos de poda, entre outros itens, até um dos 19 Pontos de Entrega Voluntária (PEV) disponibilizados pela Prefeitura. O serviço é gratuito. Endereços e regras podem ser consultados no site da administração
 
Multa
De acordo com a Lei 7.572/2017, o valor da multa por irregularidades relacionadas a descarte irregular de resíduos pode ultrapassar R$ 40 mil, o que varia de acordo com vários fatores, entre eles quantidade de material e horário da infração. Além disso, há a apreensão do veículo envolvido na infração e, em caso de reincidência, o mesmo poderá ser incorporado ao patrimônio público municipal.
 

Posso ajudar?