Agentes da Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM), em ação conjunta com biólogos e veterinários do Zoológico de Guarulhos, resgataram na manhã desta quarta-feira (12) um veado-catingueiro fêmea com ferimentos encontrado no quintal de uma residência na rua Dois, no Jardim Doraly. A proprietária da casa, surpreendida com o animal agitado que tentava saltar o muro e retornar à mata, pediu socorro à GCM pelo telefone 153.
Os agentes analisaram um vídeo enviado pela solicitante e articularam uma ação de resgate segura, uma vez que a espécie é muito sensível e pode vir a óbito por estresse. Com cuidado, os especialistas conseguiram capturar e sedar o animal em segurança, acalmando-o para levá-lo em uma caixa de transporte adequada ao zoológico para avaliação médica especializada, onde permanece em observação.
O animal silvestre está com escoriações nos cascos devido ao piso cimentado do quintal e no corpo por ter se chocado contra muros para tentar fugir. Seus ferimentos serão tratados e, assim que recuperado, será colocado em liberdade em área de soltura em seu habitat natural.