O estupro de uma jovem de 24 anos, no início da manhã desta segunda-feira, nos fundos de uma escola municipal do Jardim Presidente Dutra, em uma rua com problemas de iluminação pública, levou a população da região a protestar contra vários problemas que afetam o bairro. O GuarulhosWeb encaminhou uma série de questionamentos à Prefeitura, que procurou se esquivar dos problemas.
Confira abaixo as respostas:
Sobre a sujeira nas ruas próximas:
A Secretaria de Serviços Públicos, por meio do Departamento de Limpeza Urbana, esclarece que no dia 29 de abril deste ano, ou seja há 20 dias, realizou limpeza corretiva na região indicada, que contempla as ruas Itaparantim, Maria Paula Mota e Marinópolis. Do local foram retirados 54m³ de rejeito e 18 m³ de madeira, o equivalente a 14 caminhões cheios.
A coleta de resíduos domiciliares ocorre normalmente na região. Os moradores devem respeitar o horário da coleta.
Além disso, a Secretaria de Serviços Públicos disponibiliza 18 Pontos de Entrega Voluntária (PEV), onde a população pode descartar corretamente entulho, solo, madeira, móveis entre outros inservíveis que terão destinação ambientalmente adequada. O PEV mais próximo é o INOCOOP, – localizado na Avenida Francisco Xavier Correia, 489 e funciona de segunda a sexta, das 8h15 às 16 horas, e aos sábados, das 8h15 às 15h30.
Por fim, não existem justificativas para jogar lixo e entulho em ruas, praças, córregos, vielas e terrenos baldios, uma vez que o descarte correto do resíduo é de responsabilidade de cada cidadão. Ao incorporar essa atitude em seus hábitos, os moradores eliminam os problemas provenientes do descarte irregular como a proliferação de vetores, mau cheiro, doenças diversas, além do risco de enchente.
O descarte irregular de lixo e entulho pode ser denunciado no telefone 2468-7222, de segunda a sexta feira, das 8 às 17 horas.
Sobre a falta de iluminação
O Departamento de Iluminação Pública informa que fará vistoria na rua Itaparantin e nas ruas do entorno para verificar o problema e tomar as medidas necessárias. Contudo, num trecho da rua Itaparantin que não dispõe de iluminação pública, o problema só poderá ser resolvido com a finalização do processo de licitação para contratação de empresa especializada para implantação de novos pontos.
Sobre a falta de segurança
A GCM realiza rondas periódicas no entorno do próprio Municipal, quanto a comunicação da Prefeitura com Policia Militar, existe o Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), que viabiliza essa comunicação com o Centro de operações da Policia Militar (COPOM).