A Prefeitura de Guarulhos ultrapassou, na primeira quinzena de janeiro, meio milhão de serviços prestados no portal Finanças OnLine, arrecadando R$ 45 milhões. O volume de serviços prestados aos cidadãos pelo portal Tecnologia Cidadã saltou para 13 mil em apenas um dia.
No mesmo período do ano passado, devido às limitações de infraestrutura e desatualização de softwares, registraram-se filas de 800 pessoas no Fácil-Central de Atendimento ao Cidadão e em alguns momentos a praça de atendimento no Bom Clima chegou a ficar lotada.
O tempo médio de atendimento muitas vezes ultrapassava duas horas e aconteciam várias paralisações no sistema tributário da Prefeitura. Hoje, no entanto, o tempo médio de espera é inferior a 30 minutos e não se registra nenhuma parada no sistema de informática da Prefeitura.
Segundo Luiz Jacometti, diretor do Departamento de Informática e Telecomunicações da Prefeitura (DIT), esse avanço é resultado da correta decisão do prefeito Sebastião Almeida de tratar a informática como política pública e instrumento de humanização, para melhorar a vida dos cidadãos, subordinando a área diretamente ao seu Gabinete. "Isso só foi possível também devido aos investimentos realizados em infraestrutura e à colaboração das empresas parceiras da Prefeitura na área de tecnologia de informação."
Com este volume de meio milhão de atendimentos online, eliminou-se o consumo de 1.471 resmas de papel, deixando de ser desmatadas 105 árvores. Foram economizadas ainda 181 horas de trabalho, caso o serviço fosse prestado diretamente no Fácil.
Desde que o projeto Tecnologia Cidadã foi implementado, há um ano, mais de 200 mil moradores de Guarulhos utilizaram serviços públicos pela internet, no conforto de seus lares, nos telecentros ou no trabalho.