Um público de 300 pessoas participou no último domingo (22) da entrega da 1ª edição do prêmio Boas Práticas Igualdade Racial a 14 representantes de diversas áreas, em reconhecimento a ações e projetos que combatem desigualdades, celebram a diversidade cultural e promovem uma sociedade antirracista e socialmente justa. Realizada pela Prefeitura de Guarulhos no Teatro Adamastor, a cerimônia abriu a programação do Novembro Negro GRU, cujas atividades ao longo do próximo mês buscam refletir sobre o racismo e a promoção da igualdade racial.
A premiação foi idealizada em 2023 pela Subsecretaria da Igualdade Racial (SIR), integrante da Secretaria de Direitos Humanos, com a finalidade de reconhecer e laurear pessoas, iniciativas e empresas que têm um impacto significativo sobre a pauta racial nos segmentos cultural e artístico, liderança religiosa, político, defesa e garantia de direitos, empresarial, instituições públicas, entre outros.
O reconhecimento público da atuação de organizações sociais, coletivos negros, pessoas físicas e instituições públicas e privadas em prol de ações afirmativas foi destacado pela subsecretária da Igualdade Racial, Andreia de Andrade. “Abrir o Novembro Negro GRU com a premiação de boas práticas em igualdade racial é de extrema importância para nós e demonstra que nossa jornada no combate ao racismo, à xenofobia e à intolerância religiosa tem muito impacto na vida do guarulhense.”
De acordo com a gestora, nos últimos anos a SIR teve a atuação fortalecida agindo como ponto de apoio para diversas instituições. “Nosso compromisso com a entrega dessa premiação comprova que estamos no rumo certo”, completou Andreia.
A solenidade contou ainda com apresentação musical da cantora Carolina Frade, do grupo guarulhense Afoxé Omo Oya, da Liga Guarulhense de Capoeira e do ritual sagrado do Toré, feito por indígenas residentes no município.
Laureados
- Iyálorixá Cláudia de Oyá – psicóloga, educadora social, professora e palestrante que atua no Ilê Asé Alaketu Ifá Omo Oyá, considerado um dos ilês mais antigos de Guarulhos, localizado no Parque Jurema.
- Programa Lixo Zero, da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Guarulhos, representado pelo secretário da pasta, Rodnei Otávio Minelli.
- Carla Rafaela Donegá – médica da equipe de saúde indígena do município de Guarulhos e integrante do Ambulatório dos Povos Indígenas e Projeto Xingu/ UNIFESP.
- Saber Soluções Educacionais – detentora das editoras Saraiva, Ática e Scipione e doadora de exemplares de literatura ao Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial, no Pimentas – na pessoa do consultor comercial, Ericles Freitas.
- Lucia Makena – professora e arte-educadora, assessora de imprensa da rapper MC Soffia e criadora das famosas bonecas Makena, que trabalha a desconstrução de padrões estéticos.
- OAB Subseção Guarulhos – presidente Abner Vidal
- Ossanna Chememian Tolmajian – mestre em direito do estado, especialista em direito penal, professora e coordenadora da Faculdade de Direito da FIG – Unimesp.
- Sandra Santos – pedagoga, professora, advogada e pós-graduada em políticas públicas, história, sociedade e cultura.
- Anderson Guimarães – atuou como subsecretário da Secretaria de Direitos Humanos na implementação de políticas de igualdade racial da Prefeitura de Guarulhos.
- Liga Guarulhense de Capoeira – entidade que representa os grupos e associações de capoeira em Guarulhos, Arujá, Santa Isabel, Itaquaquecetuba e Mairiporã, representada por Wescley Tinoco.
- Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana pela campanha Aqui o racismo não vira, nos abrigos de pontos de ônibus na cidade, representada pelo secretário da pasta, Luigi Lazzuri Neto.
- Vera Silva – assistente social na Prefeitura de Guarulhos por mais 15 anos, pela expressiva atuação nas pastas da Mulher e da Igualdade Racial.
- Trupe Ortaética de Teatro Comunitário – há 20 anos ininterruptos promovendo a democratização do acesso ao teatro em pesquisas sobre os diretos humanos, representada por Tiago Ortaet.
- Programa Faculdade Guarulhos – ação da administração municipal que oferece bolsas de estudos integrais à população em situação de vulnerabilidade social.