Economia

Preocupação com tensões geopolíticas diminui e bolsa de NY fecha em leve alta

A Bolsa de Nova York fechou em leve alta nesta terça-feira, 24, em dia de volume reduzido de negócios por causa do feriado norte-americano desta quinta-feira. O mercado abriu em queda, em reação à notícia da derrubada, pela Turquia, de um avião militar russo que atacava posições do Estado Islâmico (Isis) na região da fronteira turco-síria. Com a intensificação das tensões geopolíticas, o índice Dow Jones chegou a cair 109 pontos. Mais tarde, porém, essas preocupações diminuíram.

“Vimos uma reação automática do mercado na manhã de hoje, depois das notícias sobre a derrubada do avião, mas depois disso o mercado entrou numa pasmaceira”, comentou Ryan Larson, chefe de operações com ações da RBC Global Asser Management. Segundo ele, a pouca liquidez contribuiu para exagerar os movimentos dos índices do mercado. “Como estamos em uma semana de feriado, qualquer notícia, evento ou programa de negociação pode ter um efeito maior do que o comum, com poucos traders dispostos a ser obstáculos a uma possível mudança de impulso”, observou Frank Capelleri, da Instinet.

Os indicadores divulgados pela manhã nos EUA saíram mistos e não contribuíram para dar ao mercado maior clareza sobre se o Fed vai ou não começar a elevar as taxas de juro de curto prazo em dezembro. A taxa anualizada de crescimento do PIB dos EUA no terceiro trimestre em relação ao primeiro trimestre foi revisada para 2,1%, de 1,5% na estimativa preliminar. O crescimento do PIB em relação ao terceiro trimestre do ano passado foi de 2,2%, de 2,0% na estimativa preliminar, após uma expansão anual de 2,7% no segundo trimestre, como indica tabela do informe do Bureau de Análises Econômicas.

O índice de preços de imóveis residenciais S&P/Case-Shiller para 20 cidades subiu 5,5% em setembro, em comparação com o mesmo mês do ano passado, de 5,1% em agosto; a expectativa era uma alta anual de 5,2%. O índice nacional subiu 0,2% em relação a agosto, com alta de 4,9% em comparação com o mesmo mês de 2014. O índice de confiança do consumidor da Conference Board caiu a 90,4 em novembro, de 99,1 em outubro; economistas previam que ele subisse para 99,5. O índice de atividade industrial do Fed de Richmond caiu a -3 em novembro, de -1 em outubro; a expectativa era de que ele subisse para +2.

Dos dez setores que compõem o S&P-500, o destaque foi o de energia, com alta de 2,1%. As ações do setor acompanharam a alta dos preços do petróleo, em dia de queda do dólar. Os setores de materiais, telecomunicações, saúde e produtos de consumo essenciais também subiram, enquanto os de utilidades públicas, indústria, produtos de consumo não essenciais e setor financeiro recuaram; o de tecnologia fechou no mesmo nível de ontem.

Entre as componentes do Dow, os destaques foram as ações do setor de petróleo (Chevron, +1,49%, eExxonMobil, +1,99%%); as da Pfizer subiram 2,04%, recuperando terreno depois das quedas do começo da semana, após o anúncio da fusão com a irlandesa Allergan.

As ações das empresas aéreas caíram, em reação ao noticiário sobre a derrubada do avião russo e ao alerta emitido pelo governo dos EUA na segunda-feira para que as pessoas evitem viajar de avião em qualquer região do mundo, por causa de uma ameaça terrorista não especificada (United Continental, -3,01%, American Airlines, -2,53%, Delta Air Lines ,-3,08%, e Southwest Airlines,-2,61%).

No setor de tecnologia, as ações da PMC-Sierra caíram 2,19%, depois de a empresa aceitar ser comprada pela Microsemi (-6,46%) por US$ 5,2 bilhões; as da Hewlett-Packard caíram 1,16% e as da recém-separada HP Inc. subiram 2,88%; o último informe de resultados da empresa combinada seria divulgado hoje após o fechamento. Entre as ações de empresas que divulgaram resultados, os destaques foram Signet Jewellers (-4,10%), Campbell Soup (+3,09%) e Tiffany & Co. (+3,62%).

As ações da Costco Wholesale caíram 0,77%, depois de os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) divulgarem relatório dizendo que o surto de bactéria Escherischia coli que afetou 19 pessoas em sete Estados norte-americanos foi provocado por uma salada distribuída pela empresa.

O índice Dow Jones fechou em alta de 19,51 pontos (0,11%), em 17.812,19 pontos. O Nasdaq fechou em alta de 0,33 ponto (0,01%), em 5.102,81 pontos. O S&P-500 fechou em alta de 2,55 pontos (0,12%), em 2.089 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires

Posso ajudar?