Os funcionários do Poder Legislativo, Executivo e Judiciário já estão se organizando para trabalharem durante a cerimônia de posse do prefeito, vice e dos 34 vereadores que ocorrerá no próximo dia 1º de janeiro, às 10h, no teatro Adamastor Centro. Um grande número de pessoas está sendo aguardado já que a máxima diz: “quem não é visto, não é lembrado”.
Na telinha
A sessão solene será transmitida ao vivo pela TV Câmara de Guarulhos nos canais 98 analógico e 7 digital da Net e também pela web TV do site www.camaraguarulhos.sp.gov.br . Emissoras oficiais de rádio (AM e FM) e televisão do município (UHF e à cabo) estão sendo convidadas para transmitirem simultaneamente em rede o evento, com sinal disponibilizado pelo Legislativo.
Trâmites
Sob a presidência do vereador mais votado da cidade, no caso o atual presidente Eduardo Soltur (PSD) que obteve 7.183 votos, os políticos vencedores do último pleito tomarão posse algumas horas depois da virada do ano novo. Logo em seguida haverá a eleição que definirá os nomes dos componentes da Mesa Diretora da Câmara, que ficarão automaticamente empossados.
Vale a experiência
Para dar andamento aos trabalhos, Soltur designará o vereador que conta com o maior tempo de mandato parlamentar na Edilidade para secretariar os trabalhos: Geraldo Celestino (PSDB). Um a um, em ordem alfabética, após a execução dos Hinos Nacional e Municipal, os parlamentares prestarão o compromisso regimental, que será lido pelo edil mais idoso (Paulo Sergio, PR) em uníssono.
Juramento
A título de curiosidade, a fala dos empossados será a seguinte: “Prometo cumprir e fazer cumprir as leis e exercer meu mandato dentro dos princípios da ética e da moralidade, na defesa da liberdade, da justiça social, da igualdade de direitos, dos demais valores fundamentais do homem e na promoção do bem geral do município e do povo”.
Detalhes
Regimentalmente, primeiro serão empossados os vereadores e depois o prefeito e seu vice. Não haverá posse por procuração. A Mesa Diretora da Câmara será composta pelo presidente, 1º, 2º, 3º e 4º secretários. Seus membros não poderão participar das Comissões Permanentes, de Inquérito e Processantes. O presidente terá dois vice-presidentes, o 1º e o 2º, que não são considerados membros da Mesa.