Os cartórios eleitorais da cidade estão finalizando os preparativos para o dia da votação no segundo turno. A apenas dois dias antes da eleição, eles passam por ajustes finais e são organizados para o dia 31 de outubro. Neste domingo, será eleito o novo presidente do País.
Ao todo, há sete cartórios em Guarulhos e mais de 780 mil eleitores aptos para votação. As unidades já lacraram as urnas, montaram as pastas que contém os cadernos dos mesários e separaram os materiais de divulgação (setas de sinalizações, cartazes e fitas crepes) para as escolas nas duas últimas semanas.
A 394ª zona eleitoral, localizada no Cidade Jardim Cumbica, atende mais 140 mil eleitores e está com o material preparado para ser encaminhado nos locais de votação.
Lá, são 413 urnas, sendo que 366 são de seção, 18 de justificativa e 29 de contingência. Segundo o chefe da zona eleitoral, Edson Batista, as urnas foram lacradas nas últimas segunda e terça-feiras.
Sobre o processo de lacração, ele explica que "É feita a geração de mídia para todos os equipamentos, ou seja, são colocados no disquete os dados da seção que ela fica. Neles vão os dados de cada eleitor da seção e também dos candidatos. Depois disto são lacrados e ninguém mais mexe até o dia da votação", ilustra Batista. "No final da votação este disquete é retirado e enviado para a junta apuradora para realizar a contagem dos votos. Ele volta para a urna e é novamente lacrado. Estes dados ficam dentro do equipamento por 60 dias", completa.
Ele conta que as urnas serão encaminhadas para as escolas amanhã e ainda falta separar os materiais por seção. "Está quase tudo preparado. O pessoal já está separando alguns materiais e no sábado, quatro caminhões escoltados por policiais vão levar as urnas para as escolas", conta Batista.
A 278ª zona eleitoral, na região central, também está com os materiais prontos para o dia da eleição. Com mais de 80 mil eleitores, o cartório enviou os materiais dos mesários e de divulgação para as escolas no começo desta semana. Segundo a chefe do cartório Cássia Sousa de Andrade, por enquanto só falta finalizar questões administrativas e o envio das urnas. "Ainda falta resolver como vai ficar o almoço dos mesários e a planilha dos veículos".
Ao todo são 224 urnas de seção, 13 de justificativa e 15 de contingência. No sábado e no domingo as urna+s foram lacradas e a geração de mídias foi realizada na sexta-feira. Ontem, as baterias das urnas estavam sendo carregadas. Três caminhões também escoltados por policiais vão levar as urnas para as escolas amanhã.