A menos de 60 dias para o Natal, o comércio guarulhense já vive a expectativa de crescimento nas vendas de final de ano. A perspectiva é que o varejo contabilize um aumento acima dos 10% em 2010. Para contribuir com o fomento do comércio local a Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) prepara para lançar a quarta edição do guia de compras Guarulhostem, além do ousado projeto "Natal Gigante 2010".
Nesta entrevista, o presidente da entidade, Wilson Lourenço, fala sobre as iniciativas da entidade para o final de ano, bem como algumas ações implementadas em seus dois mandatos à frente da ACE.
ACE-Guarulhos – Qual a expectativa da ACE para vendas de final de ano?
Wilson Lourenço – A ACE espera este ano um considerável aumento nas vendas, principalmente por conta do bom momento econômico que o país passa e, também, pela baixa cotação do dólar que vai diminuir o custo de alguns presentes e, assim, estimular as pessoas a comprarem mais. A Associação Comercial de São Paulo, por exemplo, espera um crescimento acima dos 10% e acredito que isto seja refletido no nosso município, ainda mais por conta da chegada de novos estabelecimentos comerciais que deverão ajudar a alavancar as vendas.
ACE- Quais as ações que a entidade preparou para estimular as vendas de Natal?
WL – Este ano a ACE preparou algumas ações. A primeira delas, como todos os anos nós vamos lançar o guia de compras Guarulhostem edição de Natal, onde o associado vai poder, a um custo muito pequeno, praticamente subsidiado, estimular-se a fazer anúncio neste final de ano. É uma revista de 50 páginas que será distribuída em locais de grande movimentação. É importante ressaltar que nosso guia chega a sua quarta edição e que já existe uma tradição de se fazer este tipo de publicação, que neste Natal conta com a parceria do Sebrae. E a gente espera que o consumidor ao ver as promoções possa adquirir estes produtos anunciados. A segunda ação, que é muito importante, é a campanha de Natal que vai traz er três papais noéis gigantes. A ideia é fazer com que as pessoas se locomovam para visitar estes papais noéis, que serão instalados em três pontos da cidade: a rua Dom Pedro II, Bosque Maia e no Pimentas. É uma iniciativa inédita, que nunca foi vista na cidade. Será o maior Papai Noel inflável do mundo e as pessoas poderão tirar e nos enviar fotos que serão disponibilizadas no blog oficial da campanha. Além disso, continuaremos a estimular o comércio com a Campanha "Eu compro em Guarulhos. E você".
ACE – Assim como ocorreu no ano passado, a ACE fará algum tipo de parceria com a Prefeitura na campanha de Natal?
WL – No ano passado, nós tivemos uma parceria muito boa com a Prefeitura, na qual a ACE fez a decoração de alguns locais na cidade. Para este ano, infelizmente a parceria de decoração natalina não ocorreu. Desde o final do ano passado insistimos para que a Prefeitura iniciasse as tratativas de Natal, nomeando a comissão, para que pudéssemos fazer uma campanha com antecedência, com menor custo, maior organização de modo a conseguir fazer muito mais. Uma das ideias era utilizar os programas sociais do município para fazer os enfeites natalinos com a utilização de materiais recicláveis. Por outro lado, a Prefeitura veio com uma proposta para que a ACE retomasse o convênio, somente agora na segunda quinzena de outubro, acabou se tornando inviável, já que necessita transparência, cotação com as empresas especializadas em enfeites de Natal e, portanto, ficaria muito difícil a entidade suportar tal responsabilidade neste momento.
ACE – E quanto aos 450 anos de Guarulhos, a entidade apresentou algum projeto para a administração municipal?
WL -. Esperávamos que por ser o aniversário de 450 anos de Guarulhos poderíamos fazer muito mais pela cidade. Inclusive, em maio deste ano, apresentamos iniciativas inovadoras que foram apresentadas para o prefeito, mas, até agora, nenhuma resposta nos foi dada. Infelizmente, nossas propostas devem ter sido colocadas numa gaveta. Tentamos nos preparar para isto, mas a Prefeitura não deu vazão a esta iniciativa. Não foi nomeada esta comissão e a campanha demorou muito para ser apresentada para a entidade, razão pela qual a ACE resolveu fazer uma campanha exclusiva
ACE – Qual a sua expectativa quanto ao impacto do cartão ACCredito no comércio neste final de ano?
WL – O cartão ACCredito já está implementado há mais de um ano e está numa crescente evolução, muitos funcionários públicos já utilizam o cartão e muitos comerciantes já estão vendendo com este novo instrumento de crédito. Percebemos que a partir do primeiro uso do cartão, o funcionário acaba utilizando muito mais. Ainda está aquém das nossas expectativas, principalmente por conta do número de cartões que pretendemos distribuir, mas é um projeto que está se desenvolvendo e esperamos colher melhores frutos no final deste ano e ao longo do ano que vem.
ACE – Faltam poucos meses para o término de seu segundo mandato na ACE. Quais as ações que o senhor pode destacar ao longo de seus dois mandatos?
WL – Foram anos de muito trabalho, onde a ACE procurou por intermédio de ações da diretoria desempenhar o seu papel principal que é o fomento do comércio e o desenvolvimento do município. Investimos muito em capacitação empresarial, foram milhares de pessoas que participaram de nossas capacitações, já que percebemos que os empreendedores necessitam frequentemente de atualização. Além disto, fizemos diversas campanhas, concluímos a infraestrutura de nossa sede, alteramos o endereço da sede distrital em Cumbica para atender melhor nosso associado, fizemos muitas parcerias com empresas que oferecem benefícios para os associados, implementamos o cartão ACCredito com mais de 120 empresas credenciadas, ou seja, foram inúmeras ações que nos deram muito prazer em desenvolver.