O presidente da Câmara Municipal de Guarulhos, Eduardo Soltur, lançou nesta terça-feira a Ouvidoria do Poder Legislativo. O projeto é um novo canal de comunicação que permitirá aos guarulhenses fazerem reclamações sobre atendimento inadequado, serviços ineficientes, críticas, denúncias e outros assuntos de interesse público, por meio de telefone, e-mail ou até mesmo pessoalmente.
"Essa é uma parte da modernização que nós estamos querendo para a Câmara Municipal. Desde o meu primeiro dia aqui como presidente nós estamos buscando essa modernização", ressaltou o vereador Eduardo Soltur que enfatizou que o objetivo principal do portal é aproximar mais os guarulhenses do Legislativo.
Ao acessar o portal o usuário efetua um cadastro e envia a sua solicitação. Em seguida, o sistema gera um número de protocolo, permitindo que o usuário acompanhe o requerimento feito. Do outro lado o ouvidor recebe as reclamações e exige explicações do setor responsável, que tem que dar sua resposta em curto prazo – tempo este que varia de acordo com cada solicitação. Se a denuncia for sobre a conduta de um vereador ou atividades parlamentares, o ouvidor encaminhará para a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, responsável para realizar os encaminhamentos necessários.
Maior número de queixas é contra a Prefeitura
O portal estava em fase de testes há, aproximadamente, um mês e durante este período recebeu cerca de 40 acessos dos munícipes. "Mais de 70% desses registros está relacionado à Prefeitura. Há, por exemplo, o requerimento de um cidadão que está há 10 anos tentando aprovar um projeto na Prefeitura e não consegue", enfatizou o ouvidor Sidnei Gonçalves.
Além do portal, o vereador Soltur afirmou que até o final do ano pretende lançar um sistema de 0800, que já está em processo de licitação, para facilitar ainda mais o acesso da população. "Pretendemos lançar também o portal da Transparência, um novo portal da Câmara, um e-mail cidadão com domínio ‘camaraguarulhos e um telecentro", afirmou Soltur.
O cidadão pode contatar a ouvidoria pessoalmente em horário de expediente, das 8h às 17h, na Rua João Gonçalves, 598, Centro no 3° andar, sala 144. Além disso, há o telefone (11) 2408.3433 e o e-mail [email protected]. Será preservado o sigilo de todos os que acessarem a ouvidoria. (R.I.)