Política

Presidente da Câmara defende redução de 30% nos salários de vereadores

Projeto de Resolução deverá ser votado nesta quinta-feira, em sessão extraordinária digital

O presidente da Câmara Municipal, vereador Professor Jesus, diz ser favorável ao Projeto de Resolução (PR nº 1133/2020) que reduz em 30% o salário dos parlamentares e destina a economia para o combate ao coronavírus em Guarulhos. O texto seria discutido na Sessão Extraordinária da última terça-feira, 28/4, mas ela foi cancelada por problemas técnicos. Os vereadores devem votar o projeto nesta quinta-feira, 30.

Em contato com o GuarulhosWeb, Jesus confirmou a intenção de aprovar a proposta, mas pondera que ela ainda pode sofrer alterações. “Eu sou a favor. Nós estipulamos um percentual de 30% durante o período de pandemia, porém ainda pode haver emendas. Toda população está sofrendo e este é o momento de nos unirmos”, afirmou o vereador.

O projeto propõe que o corte do subsídio mensal dos 35 vereadores dure o período de calamidade pública municipal. A redução já passa a valer no mês corrente. “Acredito que a medida deva durar dois ou três meses e que até julho a calamidade termine”, completou.

Além dos próprios vencimentos, os vereadores vão discutir a PL nº 1135/2020, de autoria do Executivo, que prevê queda de 50% nos salários do prefeito Guti e do vice, Alexandre Zeitune, além de redução de percentuais menores de servidores comissionados em cargos do primeiro, segundo e terceiro escalões.

Posso ajudar?