O presidente da China, Xi Jinping, disse nesta quarta-feira, 22, que a imposição de sanções só pode "trazer desastres", segundo a agência de notícias estatal chinesa <i>Xinhua</i>. Ele, que falou em discurso na abertura da cúpula virtual do Brics Business Forum 2022, descreveu sanções como "bumerangues e espadas de dois gumes".
Xi Jinping é crítico das sanções impostas por uma série de países à Rússia desde que o Kremlin ordenou a invasão da Ucrânia, no fim de fevereiro.
O Brics é um grupo informal composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
<b>Reforço de políticas sociais</b>
O presidente da China disse também que Pequim irá fortalecer ajustes na política macroeconômica e adotar mais medidas, como parte de esforços para atender metas de desenvolvimento econômico e social estabelecidas para este ano e minimizar os impactos da pandemia de covid-19.
Ele reiterou também que a China seguirá aperfeiçoando seu processo de abertura e incentivará um ambiente de negócios baseado em princípios de mercado, gerido por leis e em linha com padrões internacionais.
Xi pediu ainda solidariedade e cooperação para sustentar uma recuperação econômica global ameaçada pela pandemia e por desafios de segurança, ressaltando que "a crise da Ucrânia mais uma vez fez soar o alarme para a humanidade", de acordo com a <i>Xinhua</i>.