Cidades

Presidente do BNDES vem a Guarulhos em dia contra o Aedes

Cerca de 4,5 mil pessoas participaram neste sábado (13) da Campanha Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti, em Guarulhos, que contou ainda com a presença do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho. Equipes formadas por funcionários da Prefeitura e representantes das Forças Armadas distribuíram folhetos e percorreram quarteirões de diversas regiões da cidade para alertar os moradores sobre a importância de combater o mosquito transmissor de doenças como a dengue, a chikungunya e a febre zika.
 
“Trata-se de um dia importante para dialogarmos com a população e levarmos informação sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti”, explicou o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, que convocou mais de 2,5 mil funcionários públicos para percorrem a cidade neste sábado. “Nossa meta é bater de casa em casa e conversar com as pessoas, inclusive, nos pontos de ônibus. Todos precisam entender que a única maneira de combater a dengue é cuidar de sua casa do lado de fora para dentro do portão.”
 
A campanha de combate ao Aedes aegypti é uma iniciativa do Governo Federal, que enviou representantes aos principais municípios do País para divulgar as ações que estão sendo realizadas para combater o mosquito. Guarulhos recebeu a visita do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Luciano Coutinho. Ele visitou o Paço Municipal, onde foi recebido pelo prefeito Almeida e por diversas autoridades do setor empresarial, sindicatos e políticos.
 
“Essa mobilização no País é necessária, pois sem o engajamento das famílias não será possível reduzir ou eliminar os focos do mosquito”, afirmou o presidente do BNDES. “Essa é uma ação de própria defesa, porque se evita que a família seja a próxima vítima”. Coutinho lembrou que existe uma grande preocupação em torno das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. “A dengue é muito perigosa, porque sua reincidência tem uma taxa alta de óbito”, lembrou.
 
Ele destacou também que o BNDES financia atualmente pesquisas para o desenvolvimento de uma vacina contra a dengue, em parceria com o Instituto Butantan de São Paulo. Segundo Coutinho, a vacina vai dar conta dos quatro sorotipos do vírus e até o momento tem apresentado eficácia de 85% nos testes realizados. “Estamos na etapa final de desenvolvimento desta vacina e esperamos que sua produção possa ser iniciada em grande escala num prazo de um ano”, completou.

Posso ajudar?