O bairro Jardim Presidente Dutra, em Guarulhos, vai ganhar um centro comercial na próxima quarta-feira, 10/11. No entanto, o Vilalego Boulevard, localizado na Rua Amélia Rodrigues, altura do número 254, foi idealizado para ser mais do que um simples centro de compras. “Minha ideia foi valorizar o bairro e ter um espaço onde as pessoas queira estar e permanecer, independente se vão ou não consumir algo”, explica o engenheiro Alexandre Franklin, que “montou” o complexo.
Sim, o “montou” é proposital, já que o centro comercial, com 18 estabelecimentos, tem visual inspirado em peças de Lego, tradicional brinquedo feito por meio de encaixes. “Eu sempre gostei desse brinquedo. Acabava optando por outros maiores, por possibilitarem mais tempo de diversão. Por isso, retomar a ‘magia’ dos Legos e usar a temática no centro comercial foi tão especial”.
De acordo com ele, que trabalha há anos próximo ao local que abrigará o Vilalego, no Presidente Dutra, o fato de a região não ter muitas opções de serviços, como cafés, sorveterias, restaurantes e lojas, já o incomodava. Antes de investir nesse projeto ele cogitou abrir um hostel no interior de São Paulo.
“No entanto, encontrei o terreno aqui perto do meu escritório e percebi que era possível abrir um centro comercial belo, moderno e criativo no local. Afinal, não deveria ser necessário ir a bairros famosos de Guarulhos ou São Paulo para ver algo bonito. As pessoas vão querer ficar no Vilalego e tirar diversas fotos, valorizando o bairro”, apontou.
Escadão
Além das lojas feitas a partir de “peças de Lego”, o Vilalego Boulevard também possui, no entorno, uma viela com o escadão totalmente grafitado por artistas da região. Os moradores, inclusive, já batizaram o local como “Viela do Lego”. “Seja na Escadaria do Patápio, na Vila Madalena, em São Paulo, ou na Escadaria Selarón, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, degraus e muros grafitados ou com mosaicos fazem muito sucesso. Mais do que beleza e expressão, os grafites também atraem visitantes. E é essa cultura que queremos implementar no Jardim Presidente Dutra. O Vilalego Boulevard pode, sim, tornar-se um ponto turístico guarulhense com o passar do tempo”, completou Alexandre.
Algumas imagens do projeto já podem ser vistas no Instagram: https://www.instagram.com/vilalego_boulevard.