Cidades

Presídio de Guarulhos receberá painel de Eduardo Kobra

Governo do Estado, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o artista Eduardo Kobra – um dos mais renomados muralistas do mundo – formalizaram nesta sexta-feira (28), no Palácio dos Bandeirantes, o projeto “Solta a Arte”, parceria que prevê a pintura de um painel nos muros do Centro de Detenção Provisória I de Guarulhos, na Grande São Paulo.

“Agradeço ao Eduardo Kobra que tem um grande desafio, e que vai, com seu talento mundialmente reconhecido, chamar a atenção para uma realidade que, muitas vezes, passa despercebida. A realidade de quem está no sistema prisional. Das pessoas que estão lá, querem recomeçar e ter uma nova chance. Ficamos muito felizes por receber a comitiva do CNJ, que está encabeçando visitas a vários estados para fazer o diagnóstico do sistema prisional. Contem sempre com o Estado de São Paulo”, afirmou o governador.

A solenidade teve a participação da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministra Rosa Weber, do presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministro do STF, Alexandre de Moraes, do secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, e do secretário estadual de Administração Penitenciária, Marcello Streifinger, além de outros gestores públicas, parlamentares e autoridades do Poder Judiciário e do Ministério Público.

O sistema prisional de São Paulo é o maior do Brasil, com 181 unidades de detenção e população carcerária de 196 mil pessoas. Os parceiros do “Solta a Arte” buscam promover a cultura da paz entre detentos e trabalhadores do sistema prisional, contribuindo para a reintegração das pessoas privadas de liberdade.

O projeto foi idealizado pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do CNJ em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Também está alinhado a diretrizes observadas pelo Poder Judiciário para o reconhecimento do direito à remição de pena por meio de práticas socioeducativas.

A presidente do STF e do CNJ também foi homenageada com a medalha Ordem do Ipiranga, a mais alta honraria concedida pelo Governo de São Paulo.

Artistas parceiros

Também participa do projeto o gestor artístico Rafael Reisman, que faz a curadoria do muralista inglês Banksy, outro nome de destaque mundial nas artes urbanas. A iniciativa se alinha ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU para a promoção da paz, da justiça e de instituições eficazes.

Posso ajudar?