Polícia

Preso homem que simulava sequestros e extorquia famílias das ‘vítimas’

O acusado simulava sequestros e exigia certa quantia para liberar as vítimas

A Polícia Civil prendeu, na manhã desta terça-feira , 12/1, um homem, de 25 anos, que é acusado de simular sequestros para extorquir dinheiro de familiares de pessoas desaparecidas. Ele foi capturado durante a Operação Falso Sequestro, em Guarulhos.

A ação foi deflagrada por agentes da 1ª Delegacia Antissequestro do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), que chegaram até o acusado, ao apurar o sequestro de um operário. Dia 23 de dezembro, a mulher do desaparecido começou a receber mensagens.

Por meio de um aplicativo de mensagens, o suposto sequestrador exigia R$ 2,5 mil para liberar a vítima. Contudo, no decorrer das investigações, as equipes verificaram que a vítima não estava em cativeiro. Segundo apurado, ele saiu de casa para trabalhar e, aparentemente, sofreu um acidente ao cair de uma pedreira. O corpo foi encontrado no dia seguinte (24/12). 

Após um intenso trabalho investigativo e de inteligência, os policiais descobriram que as extorsões foram realizadas por um homem que identificava as vítimas por meio de pesquisa nas redes sociais – ele admitiu que entrou em contato com mais de 40 famílias de desaparecidos.

Os policiais apuraram ainda que ele extorquiu dinheiro de um casal de Pernambuco, cujo filho estava desaparecido e voltou para casa posteriormente. O acusado já era foragido da Justiça de Alagoas, onde tinha prisão preventiva decretada por tráfico de drogas e organização criminosa.

O homem foi encontrado na rua Salgado Filho, em Guarulhos, e capturado por meio de mandado de prisão temporária. A Polícia Civil prossegue com as investigações.

Posso ajudar?