Cidades

Presos por sequestro no Aeroporto são investigados por 136 crimes

O secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, parabenizou os policiais da Divisão Especial de Atendimento ao Turista (Deatur), do Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas (Decade), pela prisão do trio acusado de sequestrar a família de um executivo coreano. Os criminosos foram detidos por volta das 20h de segunda-feira (3).
 
Os homens estão sendo investigados por participação em outros 136 crimes. Até agora, mais quatro vítimas reconhecerem pelo menos um dos presos.
 
“É um dia muito feliz para nós da Polícia Civil por ter conseguido prender essas pessoas. Eu acredito que com essas prisões nós vamos conseguir esclarecer mais de 130 casos na região”, disse Nico.
 
Policiais da 3ª Delegacia do Aeroporto de Guarulhos receberam denúncia anônima de que os homens que roubaram a família coreana estava em um estabelecimento que fica no Jardim Noêmia, em São Paulo. A equipe foi ao local e conseguiu deter os suspeitos.
 
Foram presos um fotógrafo, de 22 anos, um autônomo, de 19, e um pintor de paredes, de 27 anos. O trio já tinha passagem pela polícia – o fotógrafo por furto e os outros dois por tráfico de entorpecentes. 
 
“Esse é um trabalho belíssimo de inteligência e de investigação da Polícia Civil”, afirmou o secretário. “[O trabalho] demonstra que estamos atentos e teremos a resposta imediata a qualquer crime praticado aqui no aeroporto.”
 
De acordo com o delegado Nico, a função do fotógrafo era apontar as possíveis vítimas para que os outros comparsas, que fingiam ser policiais, pudessem fazer a abordagem. Segundo o diretor do Decade, o objetivo dos criminosos era sempre roubar as malas.
 
“O mais importante de tudo é demonstrar a atuação da Polícia Civil de São Paulo na inteligência,” disse Moraes. O secretário explicou que a atuação da polícia se deu com uma investigação que analisou imagens das câmeras e o modus operandi (modo de operação) da quadrilha. “Rapidamente [a polícia] deu o recado de que o Aeroporto de Guarulhos é seguro.”
 
O caso
 
Uma família de coreanos foi sequestrada por três assaltantes, por volta das 6 horas de quinta-feira (23/7), em Guarulhos, na Grande São Paulo.
 
Policiais foram informados de que um coreano havia acabado de ter seu veículo roubado e sua família sequestrada quando deixava o aeroporto.
 
O coreano disse que tinha ido buscar sua esposa e filhos que voltaram de viagem e, quando estavam na Rodovia Hélio Smidt, foram abordados por três homens em um carro.
 
Os assaltantes pediram para a vítima parar o veículo, fingindo ser uma abordagem policial. Dois criminosos desceram e pediram para a vítima seu documento de identidade e do veículo.
 
Em seguida, os criminosos entraram no veículo do coreano e fugiram, sequestrando sua família.
 
Durante a elaboração do boletim de ocorrência, a família do coreano foi encontrada e encaminhada ao 52º Distrito Policial (Parque São Jorge).
 
O veículo e pertences das vítimas também foram localizados.

Posso ajudar?