As obras de modernização do rodovia Presidente Dutra, entre São Paulo e Arujá, no trecho de Guarulhos deveriam ser concluídas até o final deste mês, conforme determinava o contrato de concessão firmado pela CCR RioSP junto à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Porém, as obras não estão prontas e a entrega das ampliações de pista, novos acessos e iluminação estão sendo entregues de forma faseado, conforme informou a concessionária ao GWeb.
A cobrança do sistema free flow nas pistas expressas deve ter início a patir de maio, ainda segundo a CCR RioSP. Quem trafegar nas pistas laterais não irá pagar o pedágio até Arujá. Ou seja, o guarulhense que não utilizar as expressas ficarão isentos da cobrança. O sistema de pedágio dispensa cancelas e praças de cobrança físicas.
O sistema será implementado na pista expressa, com cobrança proporcional à quilometragem percorrida, porém os valores não foram divulgados. Ao todo, 21 pórticos estão sendo instalados entre o km 205, em Arujá, e o km 231, na chegada a São Paulo. A pista marginal seguirá gratuita.
O pagamento poderá ser feito de duas formas: por meio de tags instaladas nos veículos, com débito automático, ou pelo registro da placa pelas câmeras. Quem não tiver tag terá 30 dias para pagar o valor pelo site, aplicativo ou WhatsApp da concessionária.
A concessionária informa que está avaliando a velocidade da via internamente e com os órgãos anuentes considerando a dinâmica de tráfego regionalmente e principalmente a segurança viária. A CCR RioSP não confirmou informações divulgadas pela imprensa que haverá redução no limite de velocidade para 60 km/h nas pistas laterais.
Sobre o possível atraso contratual, que previa a finalização de toda a modernização da rodovia em março deste ano, a CCR RioSP informou que segue com execução das obras de ampliação da capacidade de tráfego, melhorias na infraestrutura e segurança viária da Dutra.
As entregas estão ocorrendo de forma faseada, ou seja, com a liberação de trechos em obras finalizados, como a recente liberação ao tráfego do novo acesso à ponte do Tatuapé pela pista expressa sentido São Paulo, a liberação antecipada do trevo da Jacu Pêssego no km 213, novos trechos de pistas marginais entre o km 205 e o km 211 no sentido São Paulo e entre o km 208 e o km 211 no sentido Rio de Janeiro, além de 10 novas passarelas e iluminação da rodovia na região de Guarulhos, que complementam o compromisso da concessionária com a segurança viária.
Com investimentos na ordem de R$ 1,4 bilhão, a via Dutra deve contar ainda com dois novos viadutos de acesso à Fernão Dias e Rodovia Hélio Smidt, aumento da capacidade de tráfego nas pistas expressas entre Guarulhos e São Paulo, novos trechos de pistas marginais, uma rodovia 100% iluminada.
O projeto inclui obras grandes e complexas em uma região que movimenta mais de 300 mil veículos por dia. No pico da execução, a concessionária atuou em mais de 40 frentes de obras na região.