A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta oficial nesta segunda-feira (22) para a chegada da primeira frente fria do inverno de 2026. A passagem deste sistema meteorológico provocará mudanças severas nas condições do tempo em diversas regiões paulistas, com previsão de chuva permanente, queda acentuada nas temperaturas máximas e ventos fortes entre hoje e quarta-feira (24).
De acordo com os meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a aproximação do sistema já favorece pancadas isoladas nesta segunda-feira, inicialmente nas áreas de divisa com o Paraná, onde há potencial para descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 km/h e 60 km/h.
Na terça-feira (23), a frente fria avança de forma abrangente pelo território paulista, intensificando a instabilidade e elevando o risco de temporais de moderada a forte intensidade. Os maiores acumulados de água estão previstos para as regiões leste e sudeste do estado, onde as precipitações devem ocorrer de maneira contínua. Na quarta-feira (24), o sistema se posicionará próximo à costa paulista, mantendo o tempo instável e acendendo o sinal de alerta para enxurradas, alagamentos e transtornos em áreas vulneráveis da faixa leste e do litoral.
O diferencial desta primeira frente fria da estação não estará concentrado nas temperaturas mínimas da madrugada, mas sim nas máximas do período vespertino. A presença constante de forte nebulosidade impedirá o aquecimento do solo observado nos últimos dias, fazendo com que a sensação de frio predomine durante as 24 horas do dia.
Recomendações de segurança e canais de emergência
Diante do cenário de chuvas e ventos fortes, o órgão estadual reforça que a população deve adotar condutas preventivas. Durante as pancadas intensas, a orientação é evitar o tráfego por vias historicamente sujeitas a alagamentos, não atravessar ruas inundadas e monitorar encostas em áreas com risco de deslizamento.
Caso ocorram rajadas de vento severas, deve-se buscar abrigo em edificações seguras, evitando a permanência debaixo de árvores, coberturas frágeis, estruturas metálicas ou painéis de publicidade, além de retirar aparelhos eletrônicos das tomadas.
Com o declínio das temperaturas, o cuidado deve ser redobrado com crianças, idosos e pessoas em situação de rua. A Defesa Civil lembra a importância de se manter agasalhado, hidratada e reforça o alerta para o manuseio correto de aquecedores elétricos domésticos a fim de evitar curtos-circuitos. O monitoramento continuará em tempo real e qualquer chamado de urgência deve ser feito pelos telefones 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).

