O primeiro avião do governo do Canadá transportando refugiados sírios chegou a Toronto, onde foram recebidos pelo primeiro-ministro, Justin Trudeau, que está levando para a frente sua promessa de receber 25 mil refugiados sírios até o final de fevereiro. Ao todo, 163 refugiados chegaram no primeiro voo militar.
O avião que partiu da Jordânia chegou pouco antes da meia-noite levando o primeiro de dois grandes grupos de refugiados sírios que chegarão ao país através do governo canadense. O segundo voo está previsto para chegar em Montreal no sábado.
Trudeau cumprimentou algumas das famílias. A primeira família era de Kevork Jamkossian, um ginecologista de Aleppo, sua esposa Georgina Zires, um técnico de laboratório, e sua filha Madeleine, de 1 ano.
“Nós realmente gostaríamos de lhe agradecer por toda essa hospitalidade”, disse Jamkossian a Trudeau através de um intérprete. “Você está em casa. Seja bem-vindo”, respondeu Trudeau.
Às famílias foram entregues ursos de pelúcia e roupas de inverno. Trudeau agradeceu todos os funcionários e voluntários que estavam estabelecendo os refugiados.
“Esta é uma noite maravilhosa, onde temos que mostrar não apenas um avião carregado de novos canadenses, mas temos que mostrar ao mundo como abrir nossos corações e dar boas vindas às pessoas que estão fugindo de situações extraordinariamente difíceis”, disse Trudeau.
Cerca de 800 refugiados com destino ao Canadá estão sendo selecionados pela segurança e agentes de saúde a cada dia no Líbano e na Jordânia.
Das 163 pessoas que chegaram ontem à noite, 116 irão para novas casas na região de Toronto. Os demais irão para Ontário, British Columbia e Alberta. Fonte: Associated Press.